GASTO EM MAIRIPORÃ SERÁ DE R$ 154 MI
Dados da Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo
brasileiro, apontam que o setor de Educação deverá movimentar cerca de R$ 238,2 bilhões até o final deste ano, o que representa um crescimento de 8% em relação a 2023, quando o segmento respondeu por R$ 220,5 bilhões.
Desse montante previsto, cerca de R$ 49,5 bilhões referem-se aos gastos com livros em geral, revistas técnicas, materiais didáticos, cadernos e artigos de papelaria; enquanto R$ 188,7 bilhões abrangem aos desembolsos com matrículas e mensalidades de cursos diversos, creche, entre outras.
Na liderança do ranking nacional, o estado de São Paulo responderá por R$ 77,5 bilhões dos gastos, porém é o Distrito Federal que, na comparação com o ano passado, contabilizará a maior alta – de 28,4% – nas despesas com educação, em mais de R$ 6,9 bilhões. Já, perdendo participação nesse consumo, estão os estados de Amapá (-14,1%), Rondônia (-7,4%) e Roraima (-7%).
Outro destaque do estudo diz respeito à abertura de 113.575 novas empresas de serviços de educação entre 2023 e 2024 no País. Segundo o IPC Maps, atualmente a categoria conta com 878.371 unidades instaladas no País, o que representa um acréscimo de quase 15% em relação ao ano passado.
Mairiporã – Os gastos previstos com Educação no município estão estimados em R$ 154,3 milhões, que representam uma alta de 6,7% em relação à 2023, quando esse setor registrou o consumo que totalizou R$ 144 milhões.
Em Mairiporã, no comparativo entre os dois períodos, foram abertas 36 novas empresas no segmento de Educação, passando de 335 no ano passado, para 371 no ano em curso. O aumento foi de 9,8%.
IPC Maps – Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Marcelo Camargo/ABR)