Há dez anos, decidi mudar para Mairiporã, buscando fugir do trânsito, da criminalidade e do sufoco causados por São Paulo. Desde então, encontrei aqui uma cidade acolhedora, onde fui bem recebido, fiz amigos e construí uma vida tranquila. Hoje, tenho orgulho de ver meu filho de 13 anos passeando pela cidade com os amiguinhos, algo que seria impensável para quem mora na capital. Essa segurança e qualidade de vida são tesouros que não têm preço.
Mairiporã, com seus encantos naturais, enfrenta desafios para se desenvolver por conta das leis ambientais. Será verdade essa afirmação? Eu penso que as leis de proteção valorizam e cuidam da nossa riqueza natural, e isso é algo a ser celebrado. No entanto, a pouca visibilidade no cenário estadual e federal limita nosso crescimento. É aí que vejo uma grande oportunidade para o turismo, uma área que pode transformar nossa economia e sociedade.
Imagine que maravilha um cenário onde nossa cidade se torna um destino turístico reconhecido, aproveitando suas belezas naturais de forma sustentável. Para isso, creio que investir em microcrédito para pequenos empreendedores, oferecer treinamentos que qualifiquem nossa mão de obra local e simplificar as regras para abrir novos negócios turísticos são essenciais. Podemos também estudar exemplos virtuosos em grandes polos turísticos, evitando desperdícios com erros já cometidos e ganhando tempo ao aprimorar propostas que já se mostraram produtivas e positivas. Com essas medidas, podemos gerar empregos, aumentar a renda da população e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de todos.
Moramos em uma cidade naturalmente linda e vejo que o turismo tem sido mal explorado por muitos anos. Ao capacitarmos nossos cidadãos e oferecermos oportunidades de negócios, criamos um ciclo virtuoso de crescimento. Cada pousada, restaurante ou atração turística que surge é uma peça importante nesse quebra-cabeça de desenvolvimento. Além disso, o turismo pode ser uma ferramenta poderosa para valorizar e preservar nosso meio ambiente, ao mesmo tempo em que traz benefícios econômicos para nossa comunidade.
Alcançar essa conquista é algo que parece intangível, porém podemos alavancar esse sonho e torná-lo realidade atuando conjuntamente. Apoiar o empreendedor é função do estado e também de nós, cidadãos, escolhendo comprar local e priorizando serviços de conterrâneos. Só assim conseguiremos colocar Mairiporã no mapa dos grandes destinos turísticos do Brasil.
Como cidadão apaixonado por nossa cidade, vejo no turismo uma grande oportunidade de mudança. Um desenvolvimento inteligente e planejado pode transformar Mairiporã, trazendo benefícios para toda a população. Vamos juntos construir um futuro melhor, aproveitando todo o potencial que nossa cidade tem a oferecer. Afinal, Mairiporã merece ser reconhecida não apenas por suas belezas naturais, mas também por sua capacidade de inovar e crescer de forma sustentável.
Convido você, caro leitor, a participar desse movimento enviando-me suas perguntas, sugestões e ideias para o desenvolvimento de nossa cidade. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um Mairiporã ainda mais próspero e acolhedor para todos nós.
Fernando Rodrigues, fotógrafo , professor e empresário – @fernandoluzfotografia