Decreto determina volta do uso de máscaras no município

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) publicou na Imprensa Oficial o decreto nº 9.629, assinado pelo secretário municipal Raphael de Souza, que recomenda a volta do uso de máscaras pela população, considerando o quadro epidemiológico atribuído à atual fase da pandemia Covid-19 em Mairiporã, que registrou aumento de 68% no número de notificações de síndrome gripal em relação às quatro semanas anteriores.

De acordo com o decreto, as pessoas devem fazer uso de máscaras em ambientes fechados, incluídos veículos de transportes coletivos e seus respectivos locais de acesso, embarque e desembarque e mantido protocolo que instituições de saúde testem pacientes portadores de síndrome gripal assim como promovam afastamento social pelo tempo indicado de acordo com os dias de sintomas.

É obrigatório o uso de máscaras em todos os estabelecimentos assistenciais de saúde (como exemplo, mas não limitados: laboratórios, clínicas, consultórios, hospitais, unidades de saúde, veículos destinados a transporte sanitário e ambulâncias), e recomenda-se o uso de máscaras em todo ambiente fechado, seja ele estabelecimento comercial, ambiente escolar, ambientes de saúde, veículos de transporte público.

Também chama a atenção para que o uso de máscaras continue nas unidades escolares ou ambientes fechados destinados a trabalho, ao detectar casos confirmados para Covid-19 em 2 indivíduos no espaço de 14 dias. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Divulgação)