A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) divulgou no início desta semana, os dados referentes à frota de veículos nos municípios brasileiros, relativos ao mês de novembro do ano passado.
Principal problema da mobilidade urbana nos últimos dez anos, o crescimento da frota tem preocupado as autoridades municipais, como é o caso de Mairiporã, que de acordo com a Senatran, contabiliza 61.114 veículos.
Em apenas trinta dias, ou seja, somente em novembro, os mairiporanenses adquiriram 423 novos veículos, ou foram objeto de transferência para o município. O fechamento de outubro/2023 mostrava uma frota de 60.691 unidades. Do total da frota, 37.093 são de automóveis e 9.756 de motocicletas.
Na região, a cidade é a segunda no total de veículos, atrás apenas de Franco da Rocha (69.703 unidades), e à frente de Francisco Morato (60.276), Caieiras (54.619) e Cajamar (53.647). A região, na soma dos cinco municípios, tem uma frota de 299.359 automotores.
A quantidade de veículos numa cidade é o principal indicador de que a economia é crescente. Por outro lado, afeta diretamente a mobilidade urbana, pois além da frota local, nos finais de semana o número de unidades motoras de outras cidades que aqui circulam, aumenta o total da frota de modo a praticamente paralisar a região central.
Uma saída encontrada recentemente pelo prefeito Aladim, que está em construção, é a nova Avenida Boulevard, paralela à Av. Tabelião Passarella, que depois de pronta vai reduzir o número de congestionamentos, especialmente nos horários de pico. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: M. R. Borges/CJ)