Indicadores de criminalidade cresceram 22,4% na cidade, no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) na segunda-feira (25). O total de ocorrências passou de 617 em igual período do ano passado, para 795 entre janeiro e junho de 2022. Dos onze tipos de ocorrências, 6 tiveram aumento.
Furto e roubo de veículos continuam em alta e lideram a criminalidade em Mairiporã há muitos anos: os furtos cresceram 5,8% e os roubos 52,4%. No primeiro semestre de 2021 foram 78 registros nas duas modalidades, e no mesmo período do ano em curso, 114.
Crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos de rua, que são praticados contra transeuntes, em coletivo e de aparelho celular, também tiveram viés de alta, com +34,6% nos roubos e 30,5% nos furtos. Juntos, somaram 432 entre janeiro e junho últimos, enquanto no ano passado, no mesmo intervalo de tempo, foram 296.
Lesão corporal dolosa (passou de 154 para 173) e estupro (de 16 para 20) foram outras ocorrências que cresceram no período. Além de furtos e roubos, os estupros também são a modalidade criminal que não apresenta índices de queda há muitos anos. A maioria deles, praticada contra pessoas vulneráveis, ou seja, as que estão desprotegidas, não tem apoio e não tem meios para se defender.
Apresentaram queda, homicídio doloso (de 7 para 6), homicídio culposo por acidente de trânsito (caiu de 4 para 2), tentativa de homicídio (passou de 9 para 3), lesão corporal culposa por acidente de trânsito (de 44 para 37) e roubo de carga (de 9 para 8).
Considerando-se os registros relativos ao mês de junho último, a criminalidade foi menor na comparação com maio.
Os dados divulgados se baseiam em registros de ocorrências feitos pela Delegacia Civil de Mairiporã e 1º Distrito Policial de Terra Preta. (Salvador José/CJ – Foto: Reprodução)