Os números da criminalidade referentes ao mês de abril último, divulgados esta semana pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), mostra recuo nos casos registrados em Mairiporã, de 3,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Novamente não houve nenhuma ocorrência relativa a homicídio doloso (quando há intenção de matar), restringindo a apenas um caso no primeiro quadrimestre. Nos doze itens divulgados, houve aumento nos casos de estupro e queda expressiva em furto de veículos.
No ano – No cômputo dos quatro primeiros meses do ano, no entanto, na comparação com igual período do ano passado, a criminalidade aumentou 21,4% no município. Foram 617 ocorrências de janeiro a abril último, e 485 no primeiro quadrimestre de 2024.
Cresceram as lesões corporais dolosas, que somaram 133, ante 105 no ano passado, as lesões corporais culposas por acidente de trânsito (42 x 31), os estupros (16 x 10), dos quais 70% praticados contra pessoas vulneráveis, ou seja, as que não têm condições nem meios para se defender, e ainda os furtos em geral, que foram de 202 no ano passado para 301 agora em 2025.
Os homicídios recuaram de 3 para 1, nos dois períodos comparados e os roubos de veículos passaram de 20 para 17, enquanto os furtos de veículos caíram de 39 para 30.
Drogas – As apreensões de drogas em Mairiporã deram um salto expressivo em 2025. De janeiro a abril, as forças de segurança do município registraram 63 porções, entre porte, tráfico e apreensão, um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 41 ações efetivas.
A atuação conjunta das polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Segurança e Mobilidade, fez com que os resultados fossem ainda mais positivos, com a retirada de entorpecentes das ruas.
Produtividade – Segundo números divulgados esta semana pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP), os resultados da produtividade policial durante os quatro primeiros meses do ano foram: 3 ocorrências de porte ilegal de arma; 5 armas de fogo apreendidas; 85 flagrantes lavrados; 6 menores infratores apreendidos em flagrante; 102 infratores presos em flagrante e 52 por mandado; 133 prisões efetuadas (boa parte por ações com entorpecentes); 45 veículos recuperados e 401 inquéritos policiais instaurados. (Juarez César/CJ – Foto: Divulgação/Polícia Civil)