Covid mata mais do que 5 anos de homicídio e de vítimas de acidente de trânsito

A COVID-19 matou mais que os homicídios em Mairiporã, considerado os últimos cinco anos. É o que apontam os dados oficiais do governo do Estado.

Em um ano de pandemia, foram mais vítimas fatais pelo novo coronavírus registradas até 8 de abril último, do que as 74 pessoas assassinadas na cidade. A comparação é feita com base nos números divulgados oficialmente pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Também as mortes pela Covid foram maiores que as ocorridas por acidente de trânsito, computado o mesmo período (2016 a 2020), que totalizaram 38.

No espaço de pouco mais de um ano (a pandemia começou em março do ano passado), a doença já matou 146 pessoas em Mairiporã, maior também que a soma das vítimas de homicídio e acidente de trânsito (112).

Letalidade – A frieza da estatística mostra que em cinco anos os registros de homicídio em Mairiporã foram inferiores à letalidade da doença. E não há, pelo menos nos próximos meses, segundo analistas, nenhuma garantia de que essas mortes vão retroceder ou mesmo cessar, o que elevará ainda mais o total de vítimas levadas à óbito.

Há, ainda, outro dado agravante, que é a lotação do único hospital da cidade para atender vítimas da Covid, sem vagas de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e a falta de alguns medicamentos para pacientes em tratamento.

Mesmo a Prefeitura colocando a cidade em fase mais restritiva, muitas pessoas abusam e não mantém o isolamento social, considerado fundamental como medida preventiva no combate à doença. Como precaução, é necessário o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento.