Comércio já se movimenta na contratação de temporários

As contratações temporárias para o final deste ano já são sentidas no comércio de Mairiporã e em alguns segmentos os processos seletivos foram abertos. A maior parte do reforço nesse tipo de mão de obra começou a ingressar no mercado de trabalho na primeira quinzena deste mês, ação puxada por datas como Black Friday, Natal e Ano Novo.

Segundo comerciantes ouvidos pela reportagem, não há um número específico estipulado para as contratações, mas as estimativas apontam para um mínimo de abertura de 150 vagas, com foco principalmente no Natal, a melhor data para o comércio varejista.

Do ponto de vista do trabalhador, é a oportunidade de conseguir algum dinheiro extra e até um novo emprego, pois os lojistas estimam que até 30% dos temporários possam conseguir a efetivação no cargo. As contratações devem visar principalmente vendedores e repositores não só em lojas de roupas, calçados e brinquedos, mas também em supermercados.

A dica para o trabalhador é que coloque no seu currículo outros trabalhos temporários executados, pois valoriza a trajetória profissional. A contratação pelas empresas busca atingir metas nos períodos mais importantes para o comércio.

Segundo os analistas, o aquecimento da economia e a manutenção na taxa de juros fazem com que setores como comércio e serviços aumentem suas contratações e, em muitos casos, reponham vagas fechadas em outros períodos do ano. Projetos pontuais nas áreas de produção e vendas, levam ao aumento no quadro de pessoal.

Vendas – O comércio está otimista para novembro e dezembro. A melhora do cenário econômico, com redução da taxa de juros e programas de renegociação de dívidas, tem deixado os empresários mais animados.

Segundo sondagem da Fecomercio-SP, no mês passado os setores de comércio e serviços aumentaram as expectativas em relação às vendas. Os lojistas acreditam que as vendas deverão crescer entre 8% e 10% na comparação com a mesma data do ano passado.

Para a maioria dos lojistas ouvidos, a projeção de vendas é positiva, muito por conta das ações para a recuperação de crédito dos consumidores. Por fim, avaliam que pelo menos 30% dos trabalhadores temporários consigam ser efetivados.

As pessoas que estão em busca de uma vaga temporária no mercado têm a opção de procurá-la nas agências de trabalho temporário, no site da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) que intermediam a contratação. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Pixabay)