Comércio espera vendas 15% maiores no Dia das Mães

DEPOIS de longo período de inatividade, obrigado que foi pelas restrições do Plano São Paulo de combate à pandemia, o comércio espera recuperar os prejuízos neste final de semana, quando se comemora o Dia das Mães. A expectativa é que as vendas sejam 15% maiores em comparação com a mesma data em 2020, quando as lojas estavam fechadas para compras presenciais.

A data é a segunda melhor para o varejo, considerada o “Natal” do primeiro semestre, e a aposta é no horário de atendimento, que compreende o período das 6h às 20 horas. Se abrirem mais cedo, os lojistas podem alavancar os negócios e evitar aglomerações.

A orientação é para que o consumidor antecipe suas compras e não deixe para a última hora. Os estabelecimentos estão autorizados a atender com 25% de sua capacidade. Os protocolos de obrigatoriedade de uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento de um metro e meio entre as pessoas também devem ser seguidos.

Muitas lojas estão com promoções que dão descontos que variam entre 20% e 40% nos produtos voltados para as mamães, como confecções, calçados, cosméticos. A expectativa é que o tíquete médio (valor dos presentes) deverá ser de até R$ 100, mas as prioridades devem ser mesmo as lembrancinhas.

2019 – Os comerciantes foram unânimes em dizer que as vendas podem aumentar até 5%, se o comparativo for feito com a mesma data em 2019, pois no ano passado o comércio estava fechado para atendimento ao público. Esse percentual é para vendas de confecções e calçados.

O cálculo para os demais itens, no entanto, cai para 3% em eletroeletrônicos, semi joias e perfumes.