Com novas regras, Stock Car terá 24 corridas este ano

A maior competição automobilística do País, a Stock Car, vai ter mudanças nas regras e um novo formato nas etapas que serão disputadas este ano.

A principal delas é a realização de duas corridas seguidas, no formato ‘non-stop’, em cada uma das 12 etapas. A primeira prova terá a duração de 25 minutos e, sem parar os carros no grid, os pilotos darão uma volta de realinhamento, com inversão dos dez primeiros colocados. A direção de prova dará a largada para os 20 minutos da segunda corrida, em estilo Sprint, com pilotos e carros em regime máximo durante todas as voltas.

As 12 etapas deste ano vão somar 24 corridas, contra 18 realizadas no ano passado. Segundo a organização, dez etapas ocorrerão aos domingos e duas em sábados, porém o calendário oficial ainda não está definido.

Toas as provar terão a transmissão da TV Bande nos canais abertos.

Em 2020 o regulamento permitia o descarte dos três piores resultados, o que tornou a temporada uma das mais disputadas, com 13 vencedores em 18 largadas e grids com mais de 20 carros em menos de meio segundo. Nesta edição será permitido o descarte de quatro resultados, que enseja ainda mais oportunidades de tirar da conta situações imprevistas ou injustas, como acidentes ou furos de pneu.

Pontuação – Cada uma das 24 corridas de 2021 registrará pontos individualmente, no mesmo sistema de 2020. A primeira prova terá pontuação maior, iniciando com 30 pontos para o vencedor, 26 para o segundo e 22 para o terceiro colocado, chegando ao 20º classificado, que ganhará um ponto.

Com duração mais curta, a prova complementar dá ao vencedor 24 pontos, com 20 para o segundo e 18 para o terceiro colocado, também chegando ao 20º classificado com um ponto. A pole da primeira corrida valerá dois pontos extras.

Nesta temporada o lastro (peso extra) de sucesso chegará até o sexto colocado. Em 2020 ia apenas até o quinto melhor posicionado no campeonato. A distribuição é esta: 30, 25, 20, 15, 10 e 5 quilos. O pit-stop, antes feito nas duas provas, agora será somente na corrida 1 da etapa. Já as regras para o fan push seguem as mesmas. (Foto: Agência Brasil)