Com meta baixa, Saúde antecipa vacinação contra gripe de 8 grupos

Com a Campanha ativa desde 28 de março no Estado, a Vacinação contra a Gripe está com baixa adesão por parte da população preconizada. Em todo Estado apenas 40 % do público-alvo foi imunizado, e em Mairiporã a situação é um pouco mais preocupante, pois somente 21,36% foram imunizadas, mesmo disponibilizando a vacina em todas as unidades de saúde do município, e também considerando-se o Dia D, que ocorreu no dia 30 de abril.

A meta é imunizar 90% dos grupos preconizados, número que no município representa 35.686 pessoas.

Conforme o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o grupo que menos se vacinou, dentre os que possuem maior contingente, foi o das crianças de 6 meses a 5 anos, com apenas 803 imunizadas de um total esperado de 5.456, ou seja, 9,7% tomaram a dose.

O quadro não é diferente em outros grupos: trabalhadores da saúde e idosos são os grupos com maior índice de vacinação, 30% e 38%, respectivamente, com 6.244 pessoas das 15.583 que este grupo representa. Das 891 gestantes e puérperas que podem ser vacinadas, 76 procuraram os postos de saúde e profissionais de educação também estão bem abaixo do esperado, das 790 pessoas deste grupo apenas 24 estão imunizadas.

Diante desse quadro, a Pasta da Saúde anunciou esta semana que antecipou a vacinação de mais oito grupos que começariam a ser vacinados na próxima segunda-feira (16), em todos os postos de saúde, para o pessoal das forças de segurança e salvamento; forças armadas; população privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativa; funcionários do sistema prisional; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; caminhoneiros; pessoas com comorbidades que são quem tem doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepática e neurológica; para portadores de diabetes; imunossuprimidos; obesidade; transplantados e portadores de trissomias. (Da Reportagem – Foto: Gilberto Marques/GSP)