Economista ouvido pela reportagem do Correio Juquery disse que vale a pena o pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Mairiporã ser pago à vista, com o desconto de 10% em janeiro e 5% em fevereiro.
A correção desse tributo foi fixada em 4,23%, baseado no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o economista, Conrado Aguirre, cada caso é um caso e o contribuinte deve avaliar a situação financeira antes de tomar uma decisão. No caso de Mairiporã, no entanto, a dica é quitar o imposto à vista, pois nenhuma aplicação financeira chega perto do desconto oferecido em janeiro, e ainda acima dos rendimentos dos investimentos, se a opção foi pagar em fevereiro.
O valor do IPTU é calculado com base em dois fatores: o valor venal do imóvel e a alíquota do imposto. A alíquota é definida pela prefeitura onde o imóvel está localizado.
A expectativa de arrecadação com esse imposto para 2025 é de R$ 57.475.715,00, aumento de 17,6% em relação à receita esperada para este ano, de R$ 47 milhões, já considerando o repasse inflacionário.
Em Mairiporã são mais de 51 cadastros imobiliários que devem pagar o IPTU. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Arquivo/ABR)