Coluna do Correio

FRASE

“A vida de todo homem, no fundo, é um combate perpétuo pela própria existência, com a certeza de ser derrotado.” (Arthur Schopenhauer, filósofo alemão)

 

REALIDADE

Conversas de bastidores apontam uma realidade momentânea em se tratando das eleições deste ano. O número de candidatos a deputado pela cidade, federal e estadual, mostra um postulante à cada uma das casas legislativas: Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de São Paulo. Claro que isso tudo pode mudar, pois restam cinco meses até as convenções partidárias, quando de forma oficial os nomes serão definidos. Podem surgir mais nomes ou os dois mais comentados desistirem. Enfrentar uma eleição é um processo complexo e que demanda apoios e dinheiro. Quando as eleições são gerais, a empreitada é ainda mais complicada. Resta aguardar a movimentação dos partidos.

VEREADOR

A certeza de que nenhum vereador se candidataria, parece ter dado lugar a pelo menos um nome, que tentará a Câmara dos Deputados em Brasília. No momento o que se sabe é isso. O nome é ventilado apenas no círculo íntimo do Palácio Tibiriçá.

PREFEITO

Ainda se tratando de candidatura à Câmara dos Deputados, o prefeito Aladim tem sido assediado por inúmeros partidos, pois sua liderança política na cidade e parte da região é incontestável. Mas Aladim está firme no propósito de terminar o seu segundo mandato como prefeito. Com essa postura, resta aos candidatos buscarem o seu apoio, que é influente junto ao eleitorado. Mas também nesse caso, o chefe do Executivo tem repetido que vai emprestar seu apoio a quatro nomes que vão à reeleição na Assembleia Legislativa.

SUCESSÃO

O prefeito Aladim tem esfriado o assunto sucessão da presidência da Câmara no final deste ano. Alguns pré-candidatos tentaram antecipar o debate, mas o chefe do Executivo tem repetido que o assunto só será tema de discussão antes de dezembro, e não antes disso. Por outro lado, nos bastidores do principal gabinete do Palácio Tibiriçá é voz corrente que nessa corrida, quem queimar a largada, estará irremediavelmente sem qualquer apoio do Paço. Como em política nada é segredo, pessoas muito próximas a Aladim garantem que ele já teria o nome para assumir o posto da atual presidente, Leila Ravazio. Mas não revela, por ora, nem sob tortura.

ESCALÃO

Conversas aqui e ali, durante os últimos dez dias, dão conta de que existiria, por parte do prefeito, um movimento no sentido de alterar o quadro daqueles que integram o primeiro escalão do governo municipal. De onde partiram as informações, ninguém sabe dizer. O que se sabe, de fato, é que por enquanto tudo continua como está. Quem conhece os meandros da política local, no entanto, apostam que em 2027 essas mudanças vão, de fato, ocorrer.

CONSÓRCIO

Nenhum encontro entre os prefeitos que integram o Consórcio Cimbaju, leia-se Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar, foi realizado pelo menos nos últimos oito meses. Se ocorreu, ninguém, literalmente, ficou sabendo. Assuntos de interesse coletivo certamente não faltam, mas a impressão que se tem é que o consórcio existe mais por mera formalidade.

TRÂNSITO

Os caminhões, proibidos de trafegar pela região central da cidade, continuam desfilando como se nada fosse lhes acontecer. E os motoristas têm razão, porque nada é feito para fazer cumprir a lei que aplica severas multas em caso de autuação. Só que não há fiscalização, o que resulta em impunidade. Uma das consequências, têm relação com os cabos de internet, que são derrubados constantemente, causando problemas aos usuários. Esse problema se tornou recorrente na cidade. Até quando essa situação vai perdurar?

INSÔNIA

Aposentados e pensionistas dos institutos municipais de previdência das cinco cidades paulistas que aplicaram recursos desses órgãos no Banco Master, passaram a sofrer de insônia desde que o escândalo surgiu e a instituição bancária foi liquidada pelo Banco Central. Como neste País a permissividade reina absoluta, cabe a pergunta: “os prefeitos responsáveis por essas cidades, vão sofrer algum tipo de penalização?” A resposta todo mundo já sabe. Por outro lado, é importante destacar a seriedade com que o Iprema (Mairiporã) trata do dinheiro e do futuro de seus aposentados e pensionistas.

CONSUMIDORES

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo divulgou, recentemente, os números da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. O retrato divulgado é mais que inquietante do cotidiano das famílias brasileiras, e não se trata pura e simplesmente de estatística fria, mas o sintoma claro e inequívoco da estrutura de uma economia que perdeu o equilíbrio entre renda, consumo e crédito. De acordo com os dados, 79,5% dos lares brasileiros admitem ter algum tipo de dívida. Trata-se de um número alarmante, menos para o governo federal. O pessoal de Brasília vai bem, obrigado.

100%

Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a cidade de São Caetano do Sul é a primeira e única em todo o Brasil, a ter água 100% tratada, e se tornou referência aos mais de 5 mil municípios do País. Além disso, registra outras conquistas nos rankings que medem a qualidade de vida proporcionada aos moradores. Exemplo a ser seguido.