Coluna do Correio

FRASE

“As convicções são inimigas da verdade e bem mais perigosas que as mentiras.” (Friedrich Nietzsche, filósofo, poeta e compositor alemão)

 

NÚMEROS (I)

Quais resultados vão sair das urnas nas eleições de outubro próximo, quando serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. A expectativa em Mairiporã é a pior possível. O desinteresse que a classe política nutre pelos eleitores, tem tido resposta à altura, com um crescente número de abstenções e votos brancos e nulos.

NÚMEROS (II)

Em 2022, os resultados oficiais apontam, em Mairiporã, 2.949 votos em branco, 4.004 votos nulos e 13.951 abstenções. Ou seja, 21.167 votos que não foram válidos, que significam 32,8% do total de eleitores inscritos. É um dado alarmante, pois alcança quase 1/3 dos aptos a votar. E não há, pelo menos diante de tudo aquilo que os políticos patrocinaram nos últimos quatro anos, cujo pacote engloba corrupção, ladroagem, favorecimentos pessoais, cancelamentos de prisões e renhida disputa pelo poder, nenhum incentivo para que esse quadro sofra qualquer alteração.

NO PAÇO

A movimentação sobre ter ou não candidato a deputado federal próprio, ou seja, do grupo do prefeito Aladim, segue com muitas conversas, análises, interpretações, enfim, um estudo bastante consistente se há ou não um caminho viável para candidatura própria. Tão cedo, ou seja, antes do Carnaval, essa situação não irá se alterar.

PUXADOR

Inegavelmente a maior e mais respeitável liderança política da cidade, o prefeito Aladim, vai ser disputado por dezenas de candidatos, pois é o principal puxador de votos nas eleições deste ano. Tem cacife eleitoral, experiência, prestígio político em outras esferas governamentais e o melhor, sabe retribuir a ajuda que recebeu durante o primeiro mandato. Isso significa que deve estar na campanha de pelo menos quatro deputados estaduais que vão tentar a reeleição.

DEFINIDOS

Alguns vereadores já têm os nomes que vão apoiar para deputado estadual e federal nas eleições de outubro. Como mudanças de partido no Brasil se assemelham em volatilidade à troca de camisa, o anúncio só será feito após a janela partidária que se encerra no final de abril. Alguns desses nomes, no entanto, foram muito bem votados no pleito de 2022. Alguns dos senhores edis também vão retribuir os recursos que conseguiram entre 2021 e 2024 para investimento em infraestrutura na cidade.

TOP

A área do turismo de esporte de Mairiporã mais uma vez foi destaque na premiação do Top Destinos Turísticos SP, realizado no decorrer da semana em São Paulo. O prefeito Aladim esteve presente ao evento e destacou o trabalho da sua equipe do setor. Nessa área, a cidade é bicampeã.

ATENTOS

Os eleitores que não estão em dia com a Justiça Eleitoral devem estar atentos para o prazo de 6 de maio, última data para tirar o título ou regularizar a situação.

UM ANO

Nesta edição o colaborador Raphael Blanes, que semanalmente escreve na página 4 deste jornal, completou um ano com artigos de temáticas diversas, o que lhe tem valido crescente interesse e um maior número de leitores. Parabéns!

AVALIAÇÃO

O MEC (Ministério da Educação) divulgou esta semana os resultados obtidos na primeira edição do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) – realizada em outubro do ano passado. Foram 351 cursos avaliados e, deste total, 107 (30,4% deles) apresentaram notas 1 e 2, o que comprova a precarização do ensino médico e acentua a preocupação acerca da formação dos novos profissionais. A Universidade São Francisco, de Bragança Paulista, não ficou nem lá em cima, nem lá embaixo. Obteve nota 3 na avaliação.