FRASE
“Não são os olhos que veem, mas sim o que nós vemos através dos olhos”. (Platão, filósofo e matemático da antiga Grécia)
CORRIDA
Os políticos que vão disputar as eleições de outubro já marcaram data para iniciar a corrida atrás dos eleitores em busca de votos para a reeleição ou eleição se o candidato for neófito. É 18 de fevereiro, um dia depois do encerramento do Carnaval. Portanto, prefeitos e vereadores, sempre cotados como cabos eleitorais especiais, têm até o final do reinado de Momo para se prepararem para a romaria de candidatos que deverá passar pela cidade.
CONVENÇÕES
As convenções partidárias, que vão definir quais serão os candidatos, estão previstas para começar no dia 20 de julho, e término em 5 de agosto. Os registros, que oficializam as candidaturas, tem prazo até 15 de agosto. Antes, porém, aqueles que pretendem mudar de partido, devem fazê-lo até o final de abril. A propaganda eleitoral será liberada a partir de 16 de agosto.
PRAZO
O eleitor que pretende ir às urnas, em outubro, deve estar em dia com a Justiça Eleitoral, e o prazo final para tirar ou regularizar o título, é 6 de maio. Após essa data, se o eleitor não cumpriu as exigências, ficará impedido de votar.
REGIÃO
Por enquanto, nenhum nome foi divulgado como candidato a deputado por Mairiporã. Acredita-se que alguns venham a surgir, principalmente a deputado federal, que assim dobrariam com deputados estaduais que tentam a reeleição. A região do Cimbaju (Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar) deverá ter vários candidatos.
ELEITORES
Por falar em eleição, elas serão realizadas dias 4 de outubro (primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno), para a escolha de presidente da República, governadores, dois senadores por Estado e deputados estaduais e federais. O eleitorado de Mairiporã estava com 64.412 inscritos em dezembro último, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
FOCO
Como já dito nesta coluna anteriormente, os vereadores de Mairiporã vão permanecer em seus cargos e não há sinais de que esse posicionamento vá mudar nos próximos meses. Diferentemente do Poder Executivo (leia-se prefeito), os parlamentares municipais podem se candidatar sem perder o cargo na Câmara. O foco este ano, no entanto, é a eleição de outubro e de que forma os senhores edis podem obter vantagens para o futuro, ou seja, dar apoio agora a candidatos a deputado, e cobrar a conta em 2028.
IPTU
Contribuintes devem iniciar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na próxima quarta-feira (20). Quem pretende quitar à vista, ou seja, em parcela única, terá direito a um desconto de 10%. Ainda em parcela única, mas em 20 de fevereiro, o desconto cai a 5%. Quem optar pelo parcelamento em 12 vezes, também tem que pagar a primeira no dia 20 de janeiro. No site da Prefeitura está tudo explicadinho e ainda fornece o boleto.
EXTINÇÃO
Ainda em 2026 haverá a entrega de carnês aos contribuintes, mas em quantidade muito inferior ao que se via até 2024. A extinção dos carnês, de forma definitiva, vai acontecer em 2027. Dados do ano passado mostram que são mais de 50 mil contribuintes com a obrigação de pagar o IPTU.
DIA 3
Assim como os estudantes das redes municipal e estadual, os senhores vereadores retornam às sessões no plenário no dia 3 de fevereiro. Suas excelências gozaram um total de 48 dias de ‘férias’, também conhecidas como recesso.
PRESIDÊNCIA
2026 marca o último ano sob a presidência de Leila Ravazio. Como não há reeleição para o cargo, como ocorre em outros municípios, a partir do meio do ano já é possível vislumbrar embates entre vereadores da base governista. Eleição para a presidência da Câmara é um exemplo clássico de excesso de ‘caciques’ e escassez de índios.