Coluna do Correio

FRASE
“Ser honesto pode não te trazer muitos amigos, mas sempre vai trazer os amigos certos.” (John Lennon)

2026
Segundo fontes próximas ao prefeito Aladim, ele está concentrando as energias para começar 2026 com uma série de obras por todo o município. A população aguarda, para o início do próximo ano, a entrega do Quarteirão da Saúde, espaço que vai concentrar todos os serviços prestados à população através do SUS. Até onde se sabe, todas as áreas da administração municipal serão alvo de programas, serviços e obras.
NATAL
A primeira dama Luciana Hamid continua trabalhando na extensa programação de Natal. Decoração da cidade, Praça Nevada, apresentação de orquestra e coral, Vila de Natal e entrega de cestas básicas e brinquedos aos cadastrados nos programas sociais constam das ações que serão levadas à população.
CALMARIA
A chegada do final de ano traz certa calmaria no ânimo daqueles que pretendem se candidatar nas eleições do ano que vem. Natal e Ano Novo são datas que não recomendam ações junto ao eleitorado. Portanto, salvo melhor juízo, candidatos neófitos e os que tentarão se reeleger devem voltar à carga a partir do dia 10 de janeiro. Outros, certamente por falta de muitos recursos financeiros, só após os festejos carnavalescos, que vão ocorrer entre os dias 15 e 17 de fevereiro.
EM JANEIRO
Conversas de pessoas próximas ao prefeito confirmam que em janeiro ele deverá anunciar quais os quatro candidatos à reeleição para a Assembleia Legislativa vão contar com seu apoio. São deputados que destinaram recursos de grande monta para a cidade nos últimos quatro anos.
NEPOTISMO?
Com maioria favorável, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou que cargos no serviço público possam ser ocupados por parentes em função de comissionamento. A lei anterior, que proibia a prática chamada de nepotismo, perde validade. Parentada pode ser investida em cargos de primeiro escalão em todas as esferas governamentais. Diferentemente do nepotismo praticado nos anos 1990 e início deste século, os parentes precisam ter diploma universitário em consonância com o cargo a ser ocupado.
BOQUINHA
Parlamentares da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deram aval, em sessão realizada na semana passada, ao PL 174/2023, um projeto que assegura aos professores e demais profissionais que trabalham nas escolas públicas estaduais o direito à alimentação pelo programa de merenda escolar. Caso vire lei, o texto garantirá que estes profissionais poderão consumir os mesmos alimentos oferecidos aos alunos durante o período letivo.

VAI FALTAR
Embora com decisões atrasadas e avisos pouco convincentes, as autoridades hídricas do estado têm alertado os consumidores para a falta de água nas torneiras nas próximas semanas, quem sabe meses, tudo a depender da boa vontade de São Pedro. Por outro lado, o cidadão não faz a sua parte. Mesmo sabedor das dificuldades com o abastecimento, insiste em lavar calçadas, dar um brilho extra na ‘carruagem’, molhar áreas e quintais, enfim, desperdiçar aquilo que, sabidamente, vai faltar. Parece viver ‘como se não houvesse amanhã’.
TRANSPORTES
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) inicia pesquisas de deslocamento para lançar uma plataforma de geolocalização para monitorar dados de transporte público nas cidades paulistas. A primeira pesquisa será realizada na Região Metropolitana de Jundiaí. A administração estadual não estipulou ainda um cronograma, mas a expectativa é que todas as regiões metropolitanas tenham seu mapeamento finalizado até 2028. Esses dados serão essenciais para a elaboração do Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), instrumento que orienta investimentos e políticas públicas para as próximas décadas.
MONOGÂMICO
Mais um exemplo de como a maioria da população beira a imbecilidade. Em Minas Gerais, os eleitores de Belo Horizonte elegeram um prefeito que acaba de instituir uma nova data comemorativa: o Dia Municipal da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão, que será celebrado sempre no dia 18 de maio. Claro que a iniciativa contou com o aval da Câmara. Só que a lei vai enfrentar problemas, pois advogados especialistas no assunto garantem que fere a Constituição Federal e pode ser questionada na Justiça. Ou seja, mais uma imbecilidade a ocupar tempo e espaço no já combalido Judiciário. Também não se pode esquecer que a data corre o risco de ser esvaziada por absoluta falta de maioria monogâmica.