FRASE
“A maior ameaça à Liberdade é uma maioria ignorante e um governo poderoso.” (Thomas Jefferson – 3º presidente dos EUA)
BASTIDORES (I)
Nos últimos dias muito se tem comentado pela cidade e principalmente nos corredores do Palácio Tibiriçá, sobre a possibilidade do prefeito Aladim se candidatar a deputado nas eleições do ano que vem.
BASTIDORES (II)
As vozes mais estridentes dizem que a candidatura estaria embasada em fatos como a impossibilidade de Aladim tentar novo mandato em 2028, uma vez que só é permitida uma reeleição, e pelas dificuldades do atual segundo mandato, que serão (e já são) enormes, principalmente pela falta de dinheiro.
BASTIDORES (III)
E há ainda um argumento a mais: se Aladim deixar a prefeitura para se candidatar a deputado, teria de renunciar ao mandato de prefeito, perdendo ou ganhando. Desta forma, liberaria, legalmente, uma possível candidatura da primeira dama, Luciana Hamid, para prefeita. Mas se ele continuar até o final do mandato, não pode ter como sucessor alguém da família. Aladim, por sua vez, já disse em outras ocasiões, que cumprirá seu mandato integralmente.
SEM NOMES
Fora do grupo do prefeito, não se fala em nomes que poderiam disputar as eleições de 2026. Análise mais pormenorizada explica isso, pois não há políticos locais em condições de entrar numa disputa sempre acirrada por votos e que demanda altos recursos financeiros para bancar uma campanha.
PPA
A Secretaria Municipal da Fazenda deve protocolar na Câmara de Vereadores, na próxima semana, o Plano Plurianual (PPA), para o período 2026/2029. A partir do documento entregue, os parlamentares terão até dezembro, antes do recesso, para levar a plenário a votação. Até 30 de setembro, será a LOA (Lei Orçamentária Anual) que estará no Legislativo também para discussão e votação.
MAS JÁ?
Pouco mais de um ano e a parceria entre a Prefeitura e a empresa que representa a Inter de Milão no Brasil, a IT Sports World Esportes Olímpicos S/A, estão próximos do divórcio. Projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara, lido na terça-feira ((19), revoga a lei que concedeu o estádio municipal por dez anos, para a instalação de uma escolinha de jogadores. Conforme reza o projeto, que será votado pelos vereadores, a empresa não cumpriu nada do que foi acertado em contrato. Quem perde são os garotos e garotas que estavam no programa.
30 ANOS
O Ginásio de Esportes Sarkizão completou em julho último 30 anos de sua inauguração. As obras, que estavam abandonadas por anos, foram concluídas na gestão do prefeito Sarkis Tellian e, desde então, passou a ser o endereço não só de atividades esportivas, mas também de eventos escolares e até campanhas desenvolvidas pela área da Saúde.
DISCURSO
Mairiporã está entre as cidades que o Governo do Estado prometeu recursos financeiros para a área da Saúde, e não passou à prática, ou seja, não enviou verbas necessárias para continuar dando bom atendimento à população que depende exclusivamente da saúde pública. Tudo, por enquanto, só no discurso do governador Tarcísio de Freitas.
PIZZARIA
Brasília acaba de ganhar a sua mais nova pizzaria, instalada no Congresso Nacional, também conhecida como CPI do INSS. Com um total de 30 deputados e senadores (15 de cada uma das casas legislativas), terá 180 dias para apurar o desvio de recursos de descontos de aposentados e pensionistas. Segundo a Polícia Federal, foram desviados R$ 6,3 bilhões. Salvo um daqueles ‘milagres que até santo duvida’, teremos mais um veredito conhecido à sobejo pela população: ‘em CPI tudo acaba em pizza.’
BESTEIROL
Mais uma da série Febeapa (Festival de Besteiras que Assolam o País): pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada no último domingo, aponta que 38% dos brasileiros avaliam que os dois primeiros meses do Papa Leão XIV foram positivos, enquanto 29% ainda não formaram opinião acerca do pontífice. Outros 28% o avaliam como regular e 5% como ruim ou péssimo. Esse levantamento é de uma idiotice que beira a incredulidade.