Coluna do Correio

FRASE
“Nada é tão admirável em política e nos políticos, do que a memória curta.” (John Galbraith, economista, filósofo, escritor e cientista político dos EUA)

IMPORTANTE
A participação do prefeito Aladim na consulta pública realizada em Guarulhos, na semana passada, para renovar a concessão da Rodovia Fernão Dias por mais 15 anos, foi de suma importância, pois além de levantar problemas que a concessionária não resolveu desde 2007, ano da privatização, cobrou ações e serviços que precisam ser atendidos, e que tem afetado diretamente a população.
AGORA?
Nas redes sociais, políticos ‘caras de pau’ correram dar sinal de vida, como se tivessem se importado com o problema da Fernão Dias ao longo dos últimos 18 anos. Nunca fizeram nada, assim como o prefeito que ocupou o cargo por três mandatos (num deles ocorreu a concessão da estrada). Até a semana passada, quando se teve notícia da realização da consulta, ninguém se incomodou em tocar no assunto. Quem já foi vereador e voltou este ano ao cargo, e quem já foi secretário de obras e se elegeu pela primeira vez, aparecem agora como paladinos defensores da população e gostam de fazer cortesia com o chapéu alheio. Todo mundo gosta de ser pai de filho bonito. Os filhos feios são bastardos. Bom não esquecer que ambos nada fizeram nos últimos 18 anos.

ELEIÇÃO (I)
A maioria dos vereadores deverá dar apoio nas eleições do ano que vem a deputados que liberaram recursos para Mairiporã, através de emendas parlamentares. Como foram inúmeros, caberá ao prefeito Aladim conversar com os senhores edis sobre como definir esses apoios. Os acanhados opositores ainda não se manifestaram sobre o assunto.
ELEIÇÃO (II)
Esse quadro, no entanto, certamente sofrerá mudanças, com o aparecimento, na cidade, dos chamados paraquedistas, que vêm atrás do voto dos incautos, geralmente ‘recomendados’ por parentes, líderes religiosos, patrões e por aí vai. A romaria por toda a cidade deve começar tão logo o ano novo dê as caras.
TSE (I)
O prefeito eleito de Bragança, Edmir Chedid, foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e vai continuar no cargo. A oposição queria sua cassação, sob a alegação de que seria um terceiro mandato da família Chedid. Seu pai, Jesus Chedid, morreu em meio à gestão 2021/2024, que foi completada pelo vice, Amauri Sodré. A Corte Eleitoral julgou improcedente a ação e manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
TSE (II)
Ainda com relação às eleições do ano passado em Bragança, o vereador eleito Eduardo Simões de Oliveira (PSD) perdeu o mandato, já que o TSE confirmou sua inelegibilidade, apontada pelo TRE-SP. Vai assumir o primeiro suplente e ex-vereador, Mário B. Silva.
TSE (III)
Mairiporã também tem pendência na Justiça Eleitoral, com relação ao mandato do vereador Alexandre Boava. A sentença do TRE-SP tirou o mandato do parlamentar, que recorreu da decisão. O suplente Prof. Renato Cardoso aguarda a decisão e até já encomendou um terno novo.

ARATANHA
A turma que vive de maledicências, que não é pequena, também conhecida como boca de ‘aratanha’, saiu espalhando durante esta semana que o terminal rodoviário ficou sem energia elétrica, por falta de pagamento da conta. As ‘bocas de matildes’, também outro segmento de fofoqueiros, foi pelo mesmo caminho. O que ocorreu no terminal, na verdade, foi a fiação do local que pegou fogo e forçou o desligamento geral. Nada além disso.

NO BANDEIRANTES?
Os meios políticos em todo o Estado de São Paulo têm, como um dos assuntos mais palpitantes, as eleições para o Governo do Estado. Mesmo há mais de um ano para o pleito, o nome do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), para uma volta ao Palácio dos Bandeirantes, é cantado em prosa e verso. Se ele vai trocar a campanha pela reeleição ao Planalto ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela tentativa de um inédito quinto mandato à frente do maior Estado da Nação, é a dúvida de momento, mas essa possibilidade, no entanto, ganha corpo a cada dia. Até porque a vaga de vice de Lula vai ser disputadíssima. Também colabora a insatisfação de muitos prefeitos com o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos).