FRASE
“Quem cala nem sempre consente. Muitas vezes é para não responder a idiotas” (Sabedoria popular)
TURISMO
Reportagem na terça-feira, publicada pela Terra Brasil Notícias, coloca Mairiporã como uma das quatro localidades preferidas de turistas que buscam destinos durante a estação de inverno. A variedade de equipamentos turísticos dessas localidades é a principal motivação dos visitantes. Das quatro cidades citadas: Brasília, Campos do Jordão, Olímpia e Mairiporã, essas três últimas todas no Estado de São Paulo.
POLÍTICA (I)
Enquanto a movimentação nas duas casas do Congresso Nacional segue agitada, inclusive com mudanças significativas na legislação eleitoral, nos municípios o clima pré-eleitoral é de total pasmaceira. A esperada romaria de deputados e candidatos novatos em busca de apoio de prefeitos e vereadores, até agora não aconteceu. Analistas apostam que esse quadro vai permanecer no segundo semestre. A movimentação mais acentuada deve ter início em janeiro do próximo ano.
POLÍTICA (II)
No caso específico de Mairiporã, o prefeito Aladim, maior quadro político da cidade, já tem definidos nomes a quem emprestará apoio: deputados estaduais e federais que ajudaram o município com a transferência de recursos através de emendas parlamentares. Segundo o prefeito, os deputados fizeram a sua parte. Agora, cabe à população reconhecer tudo o que foi feito.
PPA (I)
A Secretaria da Fazenda deve concluir até a próxima semana as reuniões que embasam a formatação do Plano Plurianual 2026/2029, cujo projeto será votado pela Câmara Municipal no mês de agosto, logo após o fim do recesso legislativo.
PPA ((II)
O Plano Plurianual define os projetos e programas de médio e longo prazos do governo, e estabelece objetivos e metas da administração pública para o período de quatro anos. Ao fim das reuniões, a Secretaria da Fazenda deverá divulgar a receita líquida de cada um dos próximos quatro anos.
LDO
Os vereadores encerraram na última semana as audiências públicas para o texto final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), projeto que tem como função definir as metas e prioridades para o ano seguinte, no caso, 2026. A proposta que está para votação dos vereadores estima um orçamento para o ano que vem de mais de R$ 620 milhões.
RECESSO
Existe na Câmara, diferentemente do que houve em anos anteriores, a quase certeza de que a LDO vai ser votada até o próximo dia 30, pois logo no dia seguinte tem início o recesso legislativo (férias dos vereadores). Para que isso ocorra, a LDO tem de estar aprovada.
VIDAS PERDIDAS
A rodovia Luiz Salomão Chama, que liga Mairiporã a Franco da Rocha, continua fazendo vítimas fatais. Perigosa e com apenas uma faixa de rolamento para cada sentido, é um verdadeiro convite ao desastre e à perda de vidas. Como não há condições de duplica-la, é preciso criar equipamentos ao longo de toda a sua extensão que minimizem o perigo e a falta de segurança. A estrada é uma das rotas usadas por caminhões que buscam acessar a rodovia Fernão Dias, atravessando Mairiporã no sentido Sul-Norte.