Coluna do Correio

FRASE
“Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte.” (Montesquieu, político, filósofo e escritor francês)

CUSTOS DA CÂMARA
O custo da Câmara de Vereadores de Mairiporã ficou 11,3% maior no ano passado, na comparação com 2023. O percentual foi quase o triplo da inflação no período, de 4,83%. Foram mais de R$ 12 milhões. Por incrível que possa parecer, o gasto foi o segundo menor dentre as cidades da região, atrás apenas de Francisco Morato, que gastou a metade desse valor. Ainda assim, segmentos da sociedade local consideram o montante um exagero para um parlamento que tem apenas uma sessão por semana.
NO PRAZO
Vozes ouvidas nos corredores da Câmara apontam para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) dentro do prazo estipulado pela legislação, ou seja, até 30 de agosto. Já o Plano Plurianual (PPA) deverá ser discutido e levado a plenário no mês de agosto. Em setembro será a vez da Lei Orçamentária Anual (LOA), que tem prazo para votação até 30 do mês citado.
ORÇAMENTO
A LDO, que se encontra na Câmara, estima um orçamento para o exercício fiscal de 2026 de mais de R$ 600 milhões. Como manda a lei, as pastas da Educação e Saúde vão ficar com as maiores fatias desse bolo.

ARTICULAÇÃO
Alguns deputados começam a procurar o prefeito Aladim, a maior liderança política da cidade, para articular e costurar apoio para as eleições legislativas do ano que vem. O prefeito tem reafirmado o seu compromisso de ajudar aqueles que enviaram recursos para Mairiporã nos últimos quatro anos. O número de parlamentares que se enquadram nesse quesito estabelecido pelo chefe do Executivo é expressivo.
TROCA
Candidato declarado ao Senado, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), deverá deixar o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) até o final do ano. O governador e o secretário já negociaram a saída, a princípio programada para dezembro deste ano. Ao deixar o Palácio dos Bandeirantes, o secretário irá retornar ao cargo de deputado federal do qual está licenciado. Nada que abale a relação de ambos ou faça o valor do dólar cair.
RELIGIÃO
Em Mairiporã a maioria das pessoas se diz católica, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico 2022. O total de católicos é praticamente o dobro dos que se professaram evangélicos, que por sua vez, também registrou crescimento expressivo em relação ao Censo de 2010.
PROSTÍBULO
Fossem outros os nomes envolvidos e diriam que se trata de briga de prostitutas o confronto entre o presidente Donald Trump e o empresário Elon Musk. O que há nas entrelinhas desse embate, no entanto, ninguém ainda conseguiu ler ou teve coragem de falar. Ainda assim, a comparação com as praticantes da profissão mais antiga do mundo é injusta. Para elas!
GAYS
Também fossem outros os nomes envolvidos e os protagonistas seriam chamados de gays. Mas não deixou de ser muito romântico o passeio dos presidentes Macron (França) e Lula (Brasil) de mãos dadas no Champs Eliseu, em Paris. Aliás, nada mais romântico que a capital francesa.
IMPRENSA
A grande imprensa segue dando espetáculo de baixo nível ao transformar o caso da deputada Carla Zambelli em atração mundial. Até parece que ela tem o poder de baixar o valor do dólar, de subir a bolsa de valores ou acabar com a pobreza no País. Uma figura nada singular e que não daria mais que uma notícia de rodapé em jornais de outros países. Mas por aqui, a panfletária grande imprensa vive de bajular os poderosos.