Coluna do Correio

FRASE
“Pior que um político picareta e oportunista, é o cidadão que o defende.” (Cássio Santos)

LDO (I)
A Secretaria Municipal da Fazenda encaminhou à Câmara o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), documento que vai embasar outra propositura, a LOA (Lei Orçamentária Anual). A estimativa da LDO aponta para um orçamento municipal de R$ 632 milhões no ano que vem. Ainda não é possível dimensionar quais Pastas vão receber maiores recursos, porém Educação e Saúde, por força de dispositivo constitucional, devem contar com 25% e 15%, respectivamente.
LDO ((II)
Pelos números que constam no projeto, o aumento para o próximo exercício (2026) vai ser de 6,5%, abaixo daquele previsto para o ano em curso, de 8,2%.
RECURSOS
Assessores próximos ao gabinete do prefeito têm dito nos últimos dias que a partir deste mês de abril o prefeito Aladim vai intensificar a busca por recursos, em São Paulo, em Brasília, ou ainda através de investimentos privados que possam ser utilizados para obras e serviços no município. A área da Saúde é a principal prioridade deste segundo mandato do prefeito. Nesta semana, Aladim esteve em Brasília em encontros com deputados, senadores e ministros.
AÇODADOS
Alguns vereadores têm se mostrado açodados com a sucessão municipal, que só vai acontecer daqui a quatro anos. Seria bem melhor se trabalhassem em favor do município e, em especial um deles, deixasse de procurar ‘pelo em ovo’. Parece que nem mesmo mandatos anteriores foram suficientes para um aprendizado que aponte qual o melhor caminho para fazer uso da inteligência, paciência e expertise.
EFICIÊNCIA
De se louvar o trabalho desenvolvido com competência pela presidente do Iprema (Instituto Municipal de Previdência), Maria Angélica Pereira. Com a colaboração de uma equipe unida e dedicada, faz do órgão uma garantia de longevidade para aposentados e pensionistas do serviço público municipal. O impacto de seu trabalho tem feito a diferença, assim como seu profissionalismo e comprometimento com a excelência, criatividade e inovação.
QUEM?
O Editorial desta edição do Correio aborda com cautela os movimentos que têm sido vistos no interior do Palácio dos Bandeirantes. Tudo leva a crer que Tarcísio de Freitas vai tentar a reeleição a governador. Por outro lado, seu secretário Gilberto Kassab parece ter colocado a sua ‘tropa de choque’ na rua, em visita ao Grande ABC, como candidatíssimo ao posto de Tarcísio. Até onde vai essa situação, ainda é cedo para opinar. Mas há algo que não cheira bem nas instalações palacianas do Morumbi. Ou Kassab está colocando o bloco antes de a música tocar, ou Tarcísio pode vir a ser candidato à presidência da República.
INFLUÊNCIA
A sucessão ao governo do Estado mexe também com as prefeituras e câmaras municipais, pois quem tenta a reeleição ainda tem a caneta na mão e pode ou não liberar mais recursos. Mairiporã foi muito beneficiada na eleição anterior, quando Rodrigo Garcia tentava um segundo mandato.
FAVORITOS?
Alguns dos eventos de cunho mundial sempre levam boa parte da imprensa brasileira, inclusive muitas da chamada ‘grande imprensa’, a tratar seus leitores como verdadeiros imbecis. A morte do Papa Francisco traz à tona esse comportamento condenável, ao informarem que cardeais brasileiros são favoritos à sucessão papal. Não existe a mais remota chance disso ocorrer. Dentro da política catolicista, os cardeais brasileiros não têm nenhum cacife para essa empreitada. Como essa imprensa citada é pródiga em imbecilizar seus leitores, há outros exemplos de brasileiros favoritos a alguma coisa: concurso de Miss Universo e Copa do Mundo de Futebol.
LUTO
Faleceu anteontem o ex-vereador João Nakashima, um dos mais atuantes na gestão 1983/1988, que também atuou como empresário de sucesso na cidade. Também foi um grande incentivador do esporte local. Que Deus o tenha!