Coluna do Correio

FRASE
“O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.” (George Bernard Shaw, dramaturgo, romancista e jornalista irlandês)

100 DIAS (I)
O prefeito Aladim tem dito aos mais próximos que os primeiros 100 dias do segundo mandato, que será alcançado no dia 10 de abril, tem sido diferente do primeiro, mas não menos inspirador. Segundo o chefe do Executivo, apesar de ser uma gestão de continuidade, as perspectivas são positivas. Quem acompanha de perto o prefeito, sabe que a área da Saúde será prioridade, sem deixar de lado a responsabilidade fiscal e a humanização dos serviços. Aladim acredita que a aceleração de obras e projetos devem ocorrer a partir de agora.
100 DIAS ((II)
E próximo dos 100 dias, Aladim também promoveu mudanças no primeiro escalão do governo municipal. O vereador Ricardo Barbosa deixou a cadeira no Legislativo para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Social. Assume, em seu lugar, o primeiro suplente do Podemos, Bruno Bueno. Outra mudança foi a nomeação de Lúcia Naf como secretária adjunta da Secretaria da Cultura, onde vai cuidar da diretoria da mulher.
LIBERAÇÃO
O prefeito Aladim comemorou esta semana a liberação de R$ 26,7 milhões, através do novo PAC, para obras de contenção de encostas em três bairros no município. O trabalho para conseguir os recursos datam ainda da primeira gestão.
ANÚNCIOS
O Governo do Estado deve anunciar nos próximos dias o edital para contratação de empresa que executará a obra de pavimentação da Estrada da Caceia, com investimento da ordem de R$ 26 milhões. O prefeito confirmou que o projeto já havia sido entregue. Outra informação é que o mesmo Governo do Estado vai construir 300 unidades habitacionais no município, em local ainda não divulgado.
FUNDO SOCIAL
Também a presidência do Fundo Social de Solidariedade muda de mãos. Sai a primeira dama, Luciana Hamid, e assume Marcos Henrique de Souza. Luciana, no entanto, foi nomeada como presidente de honra do FSS, e seguirá à frente dos projetos que atendem famílias carentes e vulneráveis.
CASA DA MULHER
Um dos maiores acertos do governo municipal foi a criação da Casa da Saúde Mulher em Mairiporã, comemorou seu terceiro aniversário nesta quarta-feira (26), com milhares de atendimentos diretos a mulheres, através de consultas e exames. O local que abriga esse espaço exclusivo, oferece políticas públicas que elevam o padrão de assistência médica gratuita. Com equipamentos de última geração, a Casa da Mulher é um equipamento importantíssimo dentro do segmento da Saúde.
ASTUTO
Quando se trata de tirar o dinheiro do trabalhador, todas as esferas governamentais são astutas, ligeiras, com maior eficiência por parte do governo federal. Essa liberação de empréstimo consignado para celetistas foi uma jogada de mestre, que vai encher ainda mais os cofres da União e dos ‘pobres’ banqueiros. Até outro dia, todo e qualquer trabalhador com carteira assinada vivia, bem ou mal, sem dinheiro emprestado por banco. O que convenhamos, é saudável à saúde de cada um, e ao bolso também. Com o advento do consignado CLT, a corrida aos bancos foi avassaladora. Em suma: quem ainda não tinha vivenciado o pesadelo de empréstimo bancário, agora terá isso em seu cotidiano.
BARULHO
Se vai dar certo, não se sabe. Se vai funcionar, também não. Mas o presidente Donald Trump praticamente virou o mundo de cabeça para baixo com as medidas que tem tomado, desde a posse. Mexeu com todos os setores, especialmente a economia. Em matéria de exposição, segue fazendo barulho e, nessa área, é imbatível.