FRASE
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida. (Maurice Switzer)
CONSOLIDADA
Os embates entre os dois grupos que se formaram na Câmara, embora ambos os lados neguem o fato, não alterou a base de apoio consolidada que o prefeito tem no Legislativo. Os ‘prefeituráveis’, depois de uma discussão acalorada na semana retrasada, parece que recolheram as armas, pelo menos por enquanto. Quem convive com a política local sabe que a guerra ainda pode estar longe, mas os combates vão ser contínuos, tudo em nome da sucessão municipal em 2028.
TROCA-TROCA
Em ano pré-eleitoral, volta à cena o já tradicional ‘troca-troca’ de comando dos partidos. Como a maioria não tem diretório, e sim comissão provisória, deputados (estaduais e federais) buscam colocar políticos municipais alinhados com os seus propósitos, notadamente os eleitorais, pois precisam de votos no ano que vem para se reeleger. Em Mairiporã apenas 4 partidos, dos 29 existentes, têm diretório. Isso, na prática, significa que os partidos poderão, até abril do ano que vem, trocar seus dirigentes ao sabor de quem manda.
EMENDAS
Com a liberação de emendas parlamentares, depois de longos embates entre o Congresso Nacional e o Supremo, a hora é de buscar recursos em Brasília, pois o momento é propício, visto que deputados e senadores vão disputar a reeleição no ano que vem. Segundo assessores, o prefeito Aladim já tem visitas programadas aos gabinetes de deputados, senadores e ministros.
DÉCADAS
Há cinco décadas Prefeitura e Câmara de Mairiporã autorizaram a concessão do serviço de abastecimento de água da cidade, à Comasp, antigo nome da Sabesp. Desde então, a empresa é a responsável por esse setor, e somente nos últimos quatro anos é que o município tem recebido a atenção que merece, especialmente na ampliação das redes de água e esgoto.
PROJETOS
A Prefeitura enviou à Câmara três projetos que foram incluídos no Expediente da sessão de terça-feira (25). O primeiro dispõe sobre o parcelamento de valores não inscritos na Dívida Ativa, referentes à compensação ambiental; o segundo sobre a proibição da prática de atos de comércio, propaganda, distribuição de folhetos e arrecadação de ajuda financeira nos cruzamentos de vias públicas, e o terceiro, sobre o tráfego de veículos de carga nas avenidas Belarmino Pereira de Carvalho e José Gianesella. Todos serão encaminhados para pareceres das comissões permanentes.
SEM ORDEM
Os trabalhos da referida sessão se desenvolveram como de costume: enxurrada de indicações, moções e sem qualquer matéria para votação na Ordem do Dia.
PRÊMIO
O Governo do Estado de São Paulo premiou, na terça-feira (25), 470 municípios, dentre eles Mairiporã, pelo desempenho na alfabetização de crianças, durante evento no Memorial da América Latina. O Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, reconhece as redes municipais que alcançaram as metas do Saresp 2024. O investimento total na premiação e em contratos futuros é de R$ 80 milhões. Foram premiadas 1.171 escolas de 442 cidades e os 100 municípios com melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora.
INOVAÇÕES
Na sexta-feira (21), foi concluída a 87ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), com a participação de representantes de todos os estados e do Distrito Federal. O evento discutiu temas para as Eleições de 2026 e inovações no atendimento eleitoral.
SUCESSO
O Baile de Aniversário da Cidade, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade, revestiu-se de êxito no sábado que passou. Os salões do Clube de Campo estiveram lotados, em noite festiva, cuja renda foi destinada ao Fundo para as suas campanhas de atendimento às famílias vulneráveis. Incansável, a presidente Luciana Hamid foi elogiada pela realização do baile.