FRASE
“São poucos os políticos que sabem fazer política. Mas, quando um intelectual tenta entrar nesse meio, então é o fim do mundo.” (Jorge Luís Borges, escritor, poeta e tradutor argentino)
DESPEDIDA
Vereadores não reeleitos, em verdadeiro clima de velório, se despediram da Câmara na sessão de terça-feira (10), a última do ano. O Parlamento Municipal entrou em recesso que vigora até fevereiro do ano que vem. Entre os que declinaram da disputa pela continuidade no cargo e os que saíram derrotados das urnas, foram oito no total, que dificilmente voltarão a conquistar uma cadeira nos próximos anos, conforme se tem visto na história legislativa da cidade. E para felicidade geral do povo mairiporanense, alguns veteranos dificilmente voltarão a ser tratados como ‘representantes do povo’. Na verdade, foram representantes deles mesmos. Para os veteranos que finalmente deixam o Legislativo, uma boa sugestão de presente de natal seria ‘pijama’.
AVISO
A derrota da maioria dos vereadores na eleição de outubro, não se deu por falta de aviso. Esta coluna, particularmente, emitiu sinais claros de que o povo estava de saco cheio com o comportamento da maioria. E não deu outra. Vereador tem como modus operandi achar que sabe tudo e que está imune a qualquer julgamento. O resultado foi o que se viu.
DIPLOMAÇÃO
Na próxima quinta-feira (18) a Justiça Eleitoral de Mairiporã vai diplomar os eleitos em outubro deste ano: prefeito, vice-prefeito e 13 vereadores. A solenidade vai acontecer no plenário da Câmara Municipal e, até onde se sabe, com limite para familiares e amigos dos diplomados. Como em outras solenidades do tipo, esse limite certamente não vai ser cumprido e o prédio do Legislativo estará abarrotado não só de amigos e familiares, mas também daqueles que estão ávidos por uma ‘boquinha’ no serviço público, na condição de comissionados (leia-se cargo político, de livre nomeação).
DESÂNIMO
Com o aproximar do final de 2024, o desânimo tomou conta dos primeiros suplentes dos partidos que apoiaram o prefeito em sua reeleição. É que não há nenhum movimento no sentido de se convidar eleitos para a Câmara a ocupar secretarias municipais. Ou seja, parece que os suplentes vão mesmo continuar nessa condição, conhecida como reserva. Claro que isso pode mudar nos meses seguintes, mas por enquanto, o primeiro escalão entrará o novo ano com a mesma formação.
APROVADA
A Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima o orçamento para Mairiporã em 2025 de R$ 596 milhões, foi aprovada, assim como uma enxurrada de emendas, 95% impositivas, ou seja, o Executivo terá que cumpri-las ao longo do próximo ano. Essas emendas representam 0,46% do total da receita corrente líquida, dividida entre os treze edis, e 50% tem endereço certo definido por lei, ou seja, a área da Saúde.
CURSOS
Com o término da gestão 2021/2024, o prefeito Aladim, reeleito com a maior votação da história da cidade, está aproveitando o tempo para participar de cursos voltados à administração municipal. Quer iniciar 2025 com novas informações e formas de governar.
SARKIZÃO
Neste sábado (14), no Ginásio de Esportes Sarkizão, acontece a terceira e última festa do Fundo Social de Solidariedade, comandado pela primeira dama, Luciana Hamid, relativa ao ‘Natal para Todos’. Anteriormente foram realizadas na Serra da Cantareira e na Terra Preta. Com esse evento, terão sito entregues 4 mil cestas básicas e 10 mil brinquedos.
RECESSO
Os poderes Executivo e Legislativo municipais entram em recesso este mês. A Câmara, no domingo, 15, com vereadores e funcionários em férias. Os servidores retornam dia 2 de janeiro (se não houver emendada dos dias 2 e 3) e, nesse caso, só no dia 6, enquanto os parlamentares só em fevereiro. Na Prefeitura, o encerramento está previsto para o dia 20 próximo, e volta no dia 2 de janeiro. Também o Poder Judiciário estará em recesso, a partir do dia 20, e retorno no dia 6 de janeiro. No caso da Municipalidade, os serviços essenciais terão plantão permanente.
FAIXAS
As faixas de pedestre por toda a cidade voltaram a desaparecer. O Departamento de Trânsito, assim como no ano passado, não providenciou uma nova pintura, o que levou ao estado em que elas se encontram. À noite, oferecem perigo, pois os motoristas não conseguem enxergá-las. Como em todo final de ano, nada vai ser feito. Entra na lista de promessas para o início de 2025.
FRASE
“Não está nas estrelas o nosso destino, mas em nós mesmos.” (William Shakespeare)