Coluna do Correio

FRASE

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” (Rui Barbosa, político brasileiro, jurista, advogado, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador)

 

SECULAR

A frase do célebre Rui Barbosa, dita há mais de cem anos, continua vivíssima no Brasil de hoje. É tão abrangente que ser honesto nos dias atuais deixa de ser obrigação, passa pela virtude e deságua na vergonha de o ser. Quando testemunhamos chefes de organização criminosa sendo soltos por atos monocráticos de juízes do STF, pela porta da frente das cadeias, escoltados por advogados e políticos; quando testemunhamos criminosos fazendo parte do governo federal e sendo denunciados diariamente por corrupção ativa e passiva; quando testemunhamos inocentes, de jovens a idosos, sendo condenados com penas de até 18 anos de prisão por crimes que jamais cometeram; quando testemunhamos juízes sendo denunciados pela grande imprensa por venda de sentenças; quando testemunhamos grandes empresários e políticos denunciados por envolvimento com o crime organizado; quando testemunhamos grandes empresários relacionados pela revista Forbes como mais ricos do planeta, dando golpe no Brasil, quebrando empresas e desempregando milhares de famílias, e nada lhes acontece; quando testemunhamos o homem mais rico e poderoso do planeta, Elon Musk, brincando de pega-pega com ministro do Supremo Federal, Alexandre de Moraes; quando testemunhamos tantas aberrações protagonizadas por autoridades e políticos que se ajoelham perante a um condenado e descondenado, nada mais nos resta do que cantar Raul Seixas… “Para o mundo que eu quero descer”…

 

GELADA

Conversas reservadas entre interlocutores dos candidatos a prefeito de Mairiporã revelam que longe de estar quente, ou mesmo morna, a campanha eleitoral deste ano está mais gelada como nunca foi. Para alguns deles, vários são os fatores que levaram a uma disputa praticamente inexistente.

QUENTE

Por outro lado, a briga pelas 13 cadeiras legislativas está mais quente do que nunca, do tipo ‘quem está dentro não quer sair e quem está fora quer entrar’. Claro que em toda disputa, há aqueles que, de longe, são favoritos, seja para continuar ou para estrear no parlamento como vereador.

TEMOR

Pelo menos para cinco ou seis dos atuais edis, o clima é de temor, pois não são poucos os candidatos que estão usando de todos os meios possíveis (permitidos por lei) para saírem vitoriosos das urnas. Há uma semana do pleito, não há outra alternativa, a não ser esperar pelos resultados oficiais.

ENTREGA

A secretária municipal da Fazenda, Silvana Francinete da Silva, em nome do prefeito em exercício, Wilson Rogério Rondina, protocolará na segunda-feira (30), na secretaria da Câmara, o projeto da LOA ((Lei Orçamentária Anual) para o exercício de 2025. Segundo informações, o montante entre despesas e receitas deverá chegar próximo a R$ 600 milhões.

BRABA

A situação financeira da Prefeitura de Atibaia está braba, brabissima. Corte de funcionários comissionados, de recursos para serviços e de horas extras, além de trabalho na modalidade home office, foram algumas das medidas adotadas pelo prefeito Emil Ono, que diante desse quadro desistiu de tentar a reeleição.