Coluna do Correio

FRASE

“Mais importante do que pensar e dizer é fazer.” (Trecho do livro Razão e Sensibilidade)

ELEITORES (I)

Dados obtidos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esta semana mostram que o número oficial de eleitores, referentes a junho, aptos a votar nas eleições de outubro, cujos dados oficiais serão anunciados no próximo dia 20, não deverá se alterar em relação ao que foi divulgado no final do mês passado. Em Mairiporã são pouco mais de 64 mil, número 1,7% maior que o registrado no pleito anterior para escolha de prefeito, vice e vereadores, em 2020.

ELEITORES (II)

Novamente as eleitoras são em maior número, desta vez 4% acima da totalidade de homens que podem votar. Em toda a região as mulheres são maioria quando o assunto é o voto.

ELEITORES (III)

Conforme citado em reportagem anterior do Correio, a região central da cidade e o distrito de Terra Preta, juntos, respondem por mais da metade dos votos. São 55% de todo o colégio eleitoral.

ELEITORES (IV)

O eleitorado mairporanense, no entanto, poderia ser bem maior, ou seja, mais de 75 mil, se os eleitores considerados irregulares estivessem aptos. Mairiporã contabiliza 11.909 títulos cancelados e 789 suspensos. Esse montante tem se mantido nos últimos anos.

GASTOS

Também no dia 20 o TSE anunciou que irá divulgar não só o número de eleitores aptos a votar, mas também o limite de gastos e de pessoas que cada candidato poderá contratar visando a campanha. Na mesma publicação deve elencar as consequências para candidatos que ultrapassarem o teto estabelecido.

CONVENÇÕES

Partidos já começaram a divulgar as datas em que realizarão as convenções para formação da chapa de candidatos. Nos bastidores, há muita especulação quanto a nomes e as dificuldades de algumas legendas em conseguir completar as 14 vagas para vereador, das quais 4 são, obrigatoriamente, destinadas às mulheres.

PESQUISA

O Correio Juquery encomendou pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos nas eleições de outubro, que será publicada até o final deste mês. A pesquisa será registrada na Justiça Eleitoral, o que permitirá a sua divulgação através das mídias do jornal. É a primeira de uma série de três pesquisas que serão divulgadas até a eleição, cumprindo os prazos estabelecidos em lei.

NA REGIÃO

Ao que parece o clima político nas cinco cidades da região não é tão amistoso quanto se esperava. Analistas ouvidos pela coluna disseram que os embates apontam para a agressividade e que a coisa pode mesmo descambar para a baixaria que, convenhamos, não é um comportamento novo em se tratando de eleição. Não deveria ser, mas é assim que são os pleitos no Brasil. Dos cinco atuais prefeitos, dois deixam os cargos em janeiro do ano que vem: Francisco Morato e Cajamar. Os outros três disputam a reeleição, embora exista dúvida quanto à participação do atual chefe do Executivo de Franco da Rocha.

VALE TUDO

Os deputados aprovaram a chamada PEC da Anistia Partidária, que perdoa dívidas e o não cumprimento da legislação eleitoral nas últimas eleições. Agora a proposta será votada pelo Senado. Um verdadeiro vale tudo para deputados e senadores, que usam e abusam da impunidade reinante, sempre benéfica à classe política.