Coluna do Correio

FRASE

“A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa nem medir o que se diz.” (George Eliot, pseudônimo de Mary Ann Evans, romancista britânica)

CANCELADO

O recurso que a deputada Carla Zambelli, através de emenda parlamentar, havia destinado a Mairiporã para obras de drenagem em três vias do bairro do Lavapés, no valor de R$ 1,1 milhão, foi cancelado e, pelo que se deduziu da informação, será ou foi destinado a outra cidade. E o mais deplorável, sem nenhuma explicação.

TITULAR

O Legislativo, na última sessão do primeiro semestre, voltou a ter 13 vereadores. Desde a morte do suplente Gilberto de Freitas, o titular Fernando Brandão não havia retomado a cadeira. O fez na terça-feira última, que resultou na sua saída como secretário municipal de Turismo e Esporte. Nos bastidores, a certeza de que ele ficará até o final do mandato, porém não será candidato à reeleição.

RECESSO

Com dois dias de atraso os vereadores entraram em recesso. Isso ocorreu porque as férias legislativas do meio do ano só podem ter início depois de votado o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o que foi feito somente na tarde/noite de terça-feira (2).

EMENDAS

Ao texto original da LDO, foram apresentadas 4 emendas, todas de vereadores. A sociedade não enviou nenhuma sugestão para ser acrescida (ou não) à lei aprovada. Das quatro emendas, duas foram retiradas antes de iniciada a votação e duas foram rejeitadas. Em bom português, o texto original foi aprovado como veio do Executivo.

NANICOS

Pela movimentação que se observa no meio político, os partidos pequenos, chamados de nanicos, desta vez vão ficar de fora do pleito majoritário (prefeito). Segundo alguns dirigentes, falta tudo para encarar uma empreitada dessas: bons nomes, dinheiro, grupo formado e disposição para se dedicar à caça dos eleitores.

CONVENÇÕES

Julho chegou e com ele a abertura do prazo para a realização de convenções partidárias que vão escolher os candidatos a prefeito, vice e vereador, a partir do dia 20. Esse prazo se esgota no dia 5 de agosto e, a partir daí, até 15 de agosto, os partidos devem registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

NADA AMISTOSO (I)

Pelo que se tem visto, dito e ouvido pela cidade, a campanha eleitoral baseada em propostas deve ficar em segundo plano. Os indícios são de clima nada amistoso. A oposição, que derreteu em 2020, após a abertura das urnas, não sinaliza que o tom a ser usado será de foco naquilo que a cidade espera. O alvo, é claro, é o prefeito Aladim, que disputará a reeleição. Difícil imaginar que todo o processo não vá descambar para a baixaria.

NADA AMISTOSO (II)

Também para o pleito proporcional (vereador) a coisa não deverá ficar dentro dos limites do tolerável. Principalmente entre os parlamentares que vão para a reeleição. A ‘guerra’ por cabos eleitorais promete ser bélica em todos os sentidos.

FAVORITOS

Como toda boa eleição que se preza, a de vereador parece já ter todos os eleitos para o próximo ano. Ou seja, dezenas de candidatos já se consideram donos de uma das 13 cadeiras. São todos favoritos. A realidade pós-urnas, no entanto, é mais cruel.

DE FORA

Presente nas últimas cinco eleições, Manoelino Cordeiro, que disputou pleitos majoritários e proporcionais (prefeito e vereador), disse durante a semana que desta vez não vai concorrer a nenhum cargo. Ficará de fora. Registrado!

 

BEATLEMANIA

Paul McCartney, menos de um ano depois de sua tournée pelo Brasil, já programou sua volta. Em São Paulo, fará duas apresentações, nos dias 15 e 16, no Allianz Parque. A pré-venda de ingressos começou terça-feira (2), apenas para fãs cadastrados no site oficial do cantor. A venda para o público geral começou na quarta (3), no site Eventim. As apresentações deste ano chamaram a atenção pelos valores dos ingressos, que contam com um pacote VIP que ultrapassa os R$ 7 mil.