Coluna do Correio

FRASE

⁠”Somos a primeira geração que sente as consequências das mudanças climáticas e a última que tem a oportunidade de fazer algo para deter isso.” (Barack Obama, ex-presidente dos EUA)

PREFEITO FALOU (I)

O prefeito Aladim, em vídeo divulgado na quinta-feira (27), falou o que toda a cidade queria ouvir, sobre a questão envolvendo área específica do Jardim Brilha. Deixou claro que o problema entre os moradores do citado bairro e a decisão judicial que determinou a reintegração de posse, que leva à desocupação, é uma questão que não tem qualquer vínculo com a Prefeitura. O problema do Jardim Brilha se arrasta há mais de vinte anos e, desde então, essa batalha é travada sem que se chegue a um final. Também falou que reconhece como legítimo o direito dos moradores de se manifestarem publicamente, mas que essa ação não pode afetar a vida dos demais mairiporanenses, através de fechamento de vias que impedem a locomoção de todos.

PREFEITO FALOU (II)

O chefe do Executivo também elencou uma série de iniciativas do poder público municipal, na tentativa de solucionar essa que é uma questão, antes de mais nada, habitacional. E falou de todas as tratativas que mantém com os governos do Estado e da União.

ESPERTALHÕES

Os políticos que estão por trás dessas manifestações, na verdade, são aqueles mesmos espertalhões que, num passado recente, quando no poder, não fizeram absolutamente nada para resolver o problema. A eles, o que interessa, enquanto candidatos às eleições, é que tudo continue como está. Lamentável esse tipo de comportamento dos políticos (mas não é novidade) e daqueles que se deixam enganar.

HONRARIAS

Com o tempo cada vez mais próximo das eleições, cresce na Câmara as concessões de título de cidadania e a inclusão de datas festivas no Calendário Oficial do Município. O tal do calendário tem tanta data, que os autores das leis nem sabem mais do que se trata. Quanto aos títulos, isso virou esculhambação faz tempo. A politicagem é tanta, que fica a certeza que a meritocracia é coisa do passado. O que conta agora é o total de votos que o futuro cidadão mairiporanense pode agregar ao autor da propositura.

ODS

O trabalho desenvolvido pela administração municipal, através da Secretaria da Fazenda, sobre a Agenda 2030 e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), tem merecido elogios por parte da sociedade mairiporanense. Nesta semana foram premiados os três melhores trabalhos do concurso que abordou temas da sustentabilidade. Mais um ponto positivo para a secretária Silvana Francinete da Silva.

CANDIDATOS

Ao que parece, segundo conversas de bastidores, aquele entusiasmo de pré-candidatos a vereador parece ter dado lugar à realidade. Muitos dos que até brigavam por uma vaga no partido, agora dão de ombros e deixam o desânimo tomar conta. O inicial excesso de postulantes parece ter feito água. Vão faltar candidatos, apostam os mais experientes.

FIM DA LINHA

Para muitos candidatos (a prefeito e vereador), uma derrota no pleito deste ano será o fim da linha, ou traduzindo, fim de carreira. Os que saem vitoriosos das urnas, de certo modo são hábeis em ‘enterrar’ os perdedores. Portanto, quem está nessa empreitada, precisa ter noção sobre até que ponto é interessante e prudente se colocar perante o eleitor.

DOMINGO

Termina neste domingo (30) o prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral as respectivas prestações de contas anuais relativas ao exercício financeiro de 2023. A medida é obrigatória a todas as legendas que tiveram vigência durante algum período do ano passado, mesmo que não tenham arrecadado recursos ou realizado gastos.