FRASE
“O verdadeiro amigo não é aquele que põe a mão no fogo pelo outro, e sim aquele que apaga o fogo, para ambos não se queimarem.” (Wallace Barbosa, antropólogo, escritor e poeta)
RODOVIÁRIA
O novo terminal rodoviário da cidade será inaugurado na noite desta sexta-feira (17), depois de vários meses em obras. O local chama a atenção de todos pela beleza, funcionalidade e tamanho. Todas as linhas municipais têm plataforma, além de outras comunidades que o projeto contemplou. Mais uma obra de fôlego do atual prefeito em favor da sociedade mairiporanense.
POLITICAGEM
Em vários municípios paulistas o oportunismo, a politicagem, a esperteza de futuros candidatos a prefeito e vereador, seja de situação ou oposição, deram início a uma avalanche de propostas para instituir a tarifa zero no transporte público. Como trata-se de um assunto que mais fala de perto à classe trabalhadora, que diariamente depende de ônibus, assim como estudantes, o assunto incendiou as pré-campanhas, como alavanca para candidaturas. Porém, não é assim que a banda toca. Pode até ser que Prefeituras riquíssimas, com receitas fantásticas, possam até discutir essas proposituras. A maioria, porém, vai ter que encarar como cinismo eleitoreiro de políticos que buscam a paternidade da ideia, que dificilmente sairá do papel. Na maioria dos casos, político é sinônimo de oportunista.
AOS MONTES
Candidatos e partidos aceleraram nos últimos dias a realização de pesquisas (aquelas feitas no joelho) para mostrar os resultados aos eleitores. Não há nenhuma séria, concebida por institutos credenciados, pois uma pesquisa científica tem um custo mínimo de R$ 10 mil, que pode chegar a R$ 20 mil, se inserido um universo mais amplo de perguntas. Portanto, as pesquisas que aparecem aqui e ali, aos montes, não têm credibilidade e confiabilidade.
AVALIAÇÃO
O prefeito Aladim segue bem avaliado pela população mairiporanense, com aprovação de ampla maioria. As realizações por toda a cidade foram citadas como importantes para a vida da população, daí o grau de satisfação em todos os segmentos da sociedade.
NO RASTRO
Fingir que recursos foram transferidos para o financiamento de candidaturas femininas e de pessoas negras, como ocorreu até 2022, agora acabou. O TSE baixou a instrução que o diretório nacional do partido deverá abrir conta específica nesses casos, e tais recursos deverão ser repassados pelos partidos políticos até 30 de agosto. Destaca que todas as chaves Pix poderão ser utilizadas para realizar doações. Acabou a mamata.
RESTRIÇÕES
Em anos eleitorais, a legislação brasileira impõe restrições ao recrutamento de funcionários públicos para evitar uso político da máquina administrativa. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei Eleitoral limitam as contratações três meses antes das eleições, com algumas exceções, como reposição de cargos vagos por concurso público ou contratação temporária para serviços essenciais. Portanto, candidatos e gestores devem estar atentos a essas regras para garantir a legalidade dos processos e evitar questionamentos futuros.
SÓ DEPOIS
As horas extras realizadas pelos servidores públicos municipais em Mairiporã só serão pagas só depois de apreciadas ou pelo secretário municipal, procurador geral do município, subprefeito ou presidente da autarquia ou fundação pública. Decreto nesse sentido foi publicado na Imprensa Oficial do Município, que estabelece ainda o limite máximo de horas extras até 20% da carga horária mensal do cargo em que o servidor estiver lotado. Escaparam da mudança os serviços excepcionais de transporte sanitário de urgência/emergência, serviços urbanos e os essenciais da educação.
TROMBONE
Prefeitos de várias cidades do Estado estão botando a boca no trombone com os constantes atrasos nos repasses de recursos de convênios assinados com o governo de Tarcísio de Freitas. Em alguns casos, a demora para a liberação do dinheiro chega a dois meses.