Coluna do Correio

FRASE

“Nunca lute com um porco: todos ficarão sujos, mas o porco adorará”. (Ditado popular)

OFICIOSOS

As convenções partidárias que vão confirmar as candidaturas a prefeito e vereador em Mairiporã, só ocorrerão em julho. Até lá, todos são pré-candidatos. Mas até nessa condição ainda há dúvidas sobre alguns nomes que anunciaram disposição de concorrer ao Palácio Tibiriçá. Os nomes do ex-prefeito Márcio Pampuri (que sairia por uma federação partidária de esquerda) e do vereador Doriedson de Freitas (Rede), são oficiosos, ou seja, nem na condição de pré-candidatos existe confirmação. Por outro lado, o ex-vereador Chinão Ruiz (PL) foi alvo de informações que davam como certa sua desistência ao Paço Municipal. Ele negou.

ALTERAÇÕES

Até a chegada das convenções, as primeiras listas de candidatos a vereador podem e certamente vão ser alteradas nos próximos meses. Nomes dados como certos em busca de uma cadeira no Legislativo, podem dar lugar a outros, que neste momento correm por fora. Tudo vai depender de como o quadro político vai se comportar até julho.

APOIOS

A candidatura à reeleição do prefeito Aladim tem o apoio de outras quatro agremiações: Podemos, PSB, Republicanos e MDB. O chefe do Executivo, é bom lembrar, está filiado ao PSD. Duas outras siglas, que neste momento não sinalizam montar chapas, também simpatizam com o atual prefeito. Uma delas é o PSDB, por onde ele se elegeu em 2020.

CHAPAS

Quem tomou conhecimento dos nomes que integram os cinco partidos citados acima, de candidatos a vereador, a princípio identificou que muitos políticos com e sem cadeira na Câmara vão ficar de fora da composição que será eleita em outubro. É que cada legenda tem, pelo menos, cinco nomes em condições de se eleger. Porém, historicamente, Mairiporã não elege mais do que dois vereadores por sigla a cada eleição. Raramente chega a três. Nessa matemática, se 25 nomes têm chances, 15 vão sobrar depois de abertas as urnas.

Ô RAÇA!

Quem teve oportunidade de ver os nomes que a princípio aparecem como candidatos a vereador, notou que muitos que apedrejaram Aladim nas eleições de 2020, agora lhe emprestam apoio. Levaram quatro anos para descobrir as virtudes do prefeito. Ô raça!

VÁRIOS

Políticos de vários matizes, alguns cumprindo mandato eletivo, mas que desistiram de tentar a reeleição, prometem ajudar amigos na busca por vaga na Câmara. Só que esse ‘apoio’, pelo que se tem visto, está sendo prometido a muitos postulantes, não apenas a um só. Como confiar?

10 DIAS

O eleitor que pretende tirar seu primeiro título, ou quem deseja alterar seu domicílio, ou ainda precisa quitar multas e regularizar o documento, têm até dia 8 de maio para fazê-lo. Ou seja, praticamente 10 dias para deixar tudo em ordem e estar apto a votar em outubro. O atendimento pode ser no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, ou presencialmente no cartório onde está inscrito.

TERMINAL

O assunto mais comentado por toda a cidade, depois que tapumes foram retirados da obra, é o novo Terminal Rodoviário de Mairiporã, que há meses passa por revitalização e ampliação. O visual chama atenção pela beleza e praticidade. A inauguração ainda não tem data definida, mas as informações apontam para a primeira semana de maio. O velho galpão dá lugar a uma rodoviária moderna.

PERFUMARIA

As duas últimas sessões legislativas tiveram conteúdo que se costuma chamar de ‘perfumaria’. Ou seja, nada de interesse dos segmentos da sociedade mairiporanense. Muitas indicações, moções de congratulações e farta distribuição de títulos de cidadania. Em ano eleitoral, essa deve ser a tônica das sessões legislativas nos próximos meses.

 

FOLCLORE POLÍTICO

VIDA LONGA

O pai do folclore político, Sebastião Nery, nos conta os cinco motivos pelos quais os cardeais sempre vivem além dos 80 anos: “1- Comem devagar; 2- Tomam vinho no almoço; 3- Dormem depois do almoço; 4- Se tiverem dívidas, mandam para o papa; 5- E se tiverem dúvidas, mandam para Deus”.