Coluna do Correio

FRASE

“Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último.” (Thomas Jefferson, ex-presidente dos EUA)

 

LIDERANÇA

Depois de mais de 50 anos com lideranças que não produziram sucessores e a cada quadriênio impunham mais do mesmo à sociedade, a chegada de Aladim ao Palácio Tibiriçá foi uma lufada de bons ventos e um rejuvenescer na forma de se fazer a política e governar a cidade. O prefeito é um político habilidoso, excelente administrador e acima de tudo um grande estrategista. É o quadro mais expressivo que há na cidade e o principal nome que se vê no cenário eleitoral para 2024.

 

CADEIRAS

Vereadores que vão disputar a reeleição no ano que vem já procuram novos partidos para se filiar. Estão antecipando uma mudança que no papel só será possível no ano que vem, quando será aberta a janela partidária, sem correr o risco de perder o mandato. Outros parlamentares, no entanto, nem estão pensando nisso. Analistas enxergam que aqueles que vão mudar de sigla, devem procurar por legendas alinhadas com o chefe do Executivo.

UNIÃO

Importantíssima a participação dos cinco prefeitos do Cimbaju (Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar) na reunião com o governador do Estado, na retomada do Conselho Metropolitano de São Paulo e do PDUI ((Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado). Demonstração cabal de que as cinco cidades pretendem, cada um à sua maneira e necessidade, ampliar o desenvolvimento.

FOLHA

A Prefeitura mais uma vez tenta licitar a folha de pagamento dos servidores para uma instituição bancária. Atraente e competitiva tempos atrás, parece que agora não encanta mais o segmento dos bancos. Mesmo assim, é bom não esquecer que são mais de 2 mil contas e um cacife mensal de R$ 11 milhões. Se os interessados aparecerem, o processo vai se desenrolar no próximo dia 24, às 9 horas, na Sala de Licitações da Prefeitura.

PLANTA-PILOTO (I)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) reforçou o compromisso da gestão estadual para colocar São Paulo na vanguarda da transição energética e desenvolvimento de novas tecnologias de energia verde. Ele anunciou o lançamento da primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo, em parceria da Universidade de São Paulo (USP) com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e empresas privadas do segmento.

PLANTA-PILOTO (II)

A pesquisa é conduzida pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa, que reúne profissionais e pesquisadores do setor público e da iniciativa privada. O projeto não tem objetivos comerciais e reúne investimentos que ultrapassam R$ 182 milhões. Inicialmente, a produção vai abastecer três ônibus e um automóvel sedã movidos por células a combustível que geram eletricidade internamente a partir do hidrogênio.

DISPUTA

Pesos-pesados do Governo do Estado articulam nomes para levar ao governador, para preencher vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Diga-se de passagem, o emprego dos sonhos de 10 entre 10 brasileiros. A batalha é grande e padrinhos fortes trabalham para emplacar os afilhados. Dentre esses padrinhos, Gilberto Kassab (PSD) e Valdemar Costa Neto (PL). Como diziam os antigos, briga só para cachorro grande.

HERMANOS

Conhecido como “Bolsonaro da Argentina”, o deputado Javier Milei foi o pré-candidato mais votado nas eleições primárias para a Presidência no país, ocorridas no domingo (14). Os mais votados de cada coalizão avançam para as eleições gerais, marcadas para 22 de outubro. Enquanto a direita radical surpreendeu, os pré-candidatos mais votados da situação peronista e da centro-direita mal passaram dos 20%.

ESTRAGOS

O Governo Federal e o PT foram pegos de calças curtas com a CPI do MST. Está provocando mais estragos do que esperavam. Alguns depoimentos foram fundo nas mazelas do Movimento e escancararam e desmistificaram boa parte do discurso esquerdista. E devemos lembrar que parte da mídia que defende a reforma agrária a qualquer custo, agora se vê na condição de omitir aquilo que vem sendo esmiuçado pela CPI. O barulho, ao que parece, ainda vai longe, mesmo com a ‘operação abafa’ do governo.

 

FOLCLORE POLÍTICO

Slogan – Quem imagina que mentalidades férteis para slogans eleitorais é coisa mais recente, está enganado. Mesmo antes de publicitários avançarem sobre a seara política, já se produziam ‘pérolas’ para convencer os eleitores. Nas eleições municipais de 1959, quando da eleição do quarto prefeito da cidade, um dos candidatos se mostrou avançado em relação ao ‘marketing político’, e criou um slogan que até hoje está na lembrança de muita gente. O então postulante ao cargo de prefeito, Francisco Feliciano Ferreira da Silva, mais conhecido como Ferreira, não titubeou ao levar ao eleitorado a frase “Tranqueira por tranqueira, vote no Ferreira”. E ganhou!