Coluna do Correio

FRASE

“Como nenhum político acredita no que diz, fica sempre surpreso ao ver que os outros acreditam nele.” (Charles de Gaulle, general, político e estadista francês)

AVALIAÇÃO

Levantamento feito pela reportagem do jornal, com auxílio de estudantes universitários, publicado nesta edição, mostra que o prefeito Aladim tem avaliação positiva sobre o seu governo, com 71% de aprovação. Um índice alto, que revela a satisfação da sociedade mairiporanense com a sua administração.

REUNIÃO

O prefeito Aladim aproveitou o momento grave das ações violentas que ocorrem nas escolas brasileiras, para reunir todos os setores importantes da Educação e Forças de Segurança para debater a questão e pautar ações e estratégias importantes para proteger estudantes, professores e os demais profissionais da Educação no município.

O TERCEIRO

A Câmara de Vereadores passou a contar com um terceiro suplente a assumir o posto de titular na composição legislativa. Depois de Gilberto de Freitas e Ruty de Freitas, a bola da vez é Renato Luís Cardoso. Todos chegaram ao parlamento porque os titulares assumiram secretarias no governo municipal. Essa estratégia não é nova, porém se mostrou, até agora, um acerto do prefeito em recrutar edis que produzem muito mais do que apresentar indicações e comparecer uma vez por semana às sessões ordinárias.

A BASE

As mudanças nas cadeiras revelam que o prefeito segue com sua base fortalecida na Câmara e que tem mantido uma relação harmoniosa com os vereadores. Pelo menos com 11 de um total de 13.

ENXURRADA

Os senhores vereadores continuam fazendo das indicações o principal trabalho que realizam na Câmara Municipal. Em dois meses e meio (a primeira sessão do ano foi realizada em fevereiro) apresentaram um total de 286, verdadeira enxurrada, com os mesmos pedidos: patrolar e cascalhar, cortar árvores, sinalização viária, colocação de lombadas, troca de postes e lâmpadas. No linguajar político, isso se chama ‘perfumaria’. Pedidos que poderiam ser feitos diretamente ao Executivo. O teor dessas indicações é o mesmo de 50 anos atrás.

MUDANÇAS

A partir de segunda-feira o terminal rodoviário passa a funcionar no Espaço de Eventos Paulo Serralvo. O atual endereço vai ser revitalizado e ampliado, com instalações mais amplas e modernas. Também a UBS do Centro, está de mudança para o prédio do Hospital e Maternidade Mairiporã. Obras no velho prédio do Posto de Saúde já começaram e vai abrigar o Quarteirão da Saúde.

AUXÍLIO-DESEMPREGO

Que a situação econômica não está fácil para ninguém, todo mundo sente no bolso. Por isso mesmo o Programa Auxílio Desemprego, aberto pela Prefeitura, teve nada menos que 605 inscritos à espera de uma vaga que possa garantir um auxílio financeiro por alguns meses.

CENTRO VELHO

O governador Tarcísio de Freitas parece mesmo inclinado a mudar a sede do Governo de São Paulo do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, para a região central da cidade, próximo à antiga sede, o Palácio dos Campos Elíseos. Todo o entorno será desapropriado para abrigar 56 prédios e 18 mil servidores. A viabilidade econômica e financeira se dará através de parceria com a iniciativa privada.

PASSAGENS

O dramaturgo Nelson Rodrigues, dentre as muitas frases que produziu, disse em uma delas: “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.” E certamente o governo federal se vale dessa assertiva para prometer picanha barata e passagens aéreas a R$ 200,00. Até onde chega a imbecilidade da maioria neste País.