FRASE
“A sabedoria dos velhos é um grande engano. Eles não se tornam mais sábios, mas sim mais prudentes.” (Ernest Hemingway, escritor norte-americano)
EXPANSÃO
Reportagem publicada nesta edição revela que nos últimos 30 anos a população de Mairiporã cresceu 61,5%, considerando-se o período 1991 e 2021 (103.645 habitantes, de acordo com projeção feita pelo IBGE). Trata-se de um aumento robusto que, à reboque, trouxe problemas de toda natureza que o poder público, em todo o período, não solucionou ou, em muitos casos, ignorou. Somente com o início da administração do prefeito Aladim é que boa parte deles foi considerada prioridade e outros que caminham nesse sentido. Se a estimativa divulgada pelo IBGE em dezembro do ano passado se confirmar, Mairiporã terá um total de 113.573 moradores, cerca de 10 mil pessoas a mais em apenas dois 2 anos.
ASFALTO
As principais ruas da região central da cidade começaram a receber novo pavimento, revitalização esperada há muitos anos por moradores e comerciantes. Depois do serviço de fresa, a colocação da manta asfáltica teve início esta semana.
RETOMADA
Com o término do Carnaval e da Páscoa, e a posse dos deputados em São Paulo, o prefeito Aladim deve retomar suas visitas em todas as esferas de governo em busca de recursos para a cidade. Atenção especial é dada à operacionalidade do Hospital Anjo Gabriel. O desenvolvimento do setor econômico, com foco na geração de emprego e renda, é outra questão importante para a administração municipal. Portanto, São Paulo e Brasília estarão inclusas mais amiúde na agenda do prefeito.
EXPECTATIVA
Internamente, a expectativa do governo Aladim é que neste terceiro ano o volume de obras seja superior ao registrado nos dois anteriores. A cidade se transformou em um canteiro de obras, com edificações, saneamento básico, pavimentação de ruas, estradas e avenidas, ampliação dos serviços públicos, ritmo que será mantido até o final deste ano.
OLHO EM 2024
Estamos em ano pré-eleitoral e encontros informais já pipocam aqui e ali, cuja pauta é a eleição municipal de 2024, dentre outros assuntos. Mas seria oportuno que a classe política desse mais atenção aos partidos, pois a coluna fez um levantamento e apenas oito partidos estão ativos na cidade, ou seja, PSDB, PL, PTB, PT, PCO, PSD, PMN e PDT. Os demais, por enquanto, estão fora do jogo.
JÁ DEU CACHO
Se o ritmo das eleições anteriores se repetir no ano que vem, o número de ex-vereadores como candidatos continuará a diminuir. E isso é positivo, pois o tempo passou e muitos deles podem ser colocados no grupo ‘bananeira que já deu cacho’, ou seja, não tem mais nada a acrescentar politicamente. E é bom lembrar que o eleitorado se renovou.
MAIS RÁPIDO
O contribuinte mairiporanense está mais rápido este ano na entrega da declaração do imposto de renda pessoa física, mesmo com o prazo estendido até 31 de maio. Até ontem, o total de declarações enviadas era 38% maior na comparação com igual período do ano passado.
INSTITUT PASTEUR
São Paulo é, sem dúvida, o maior polo de produção científica do País, e ganhou um reforço anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, com a formalização do Institut Pasteur de São Paulo, fruto de uma parceria entre o Institut Pasteur da França e a Universidade de São Paulo (USP). Um dos focos do centro paulista é o estudo de novas viroses e a identificação de possíveis novas pandemias. Na unidade, que fica no Centro de Pesquisa e Inovação ‘Inova USP’, também poderão ser realizadas pesquisas científicas de classe mundial em uma série de tipos de doenças.