Coluna do Correio

FRASE

“A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran, ensaísta, poeta e filósofo libanês)

EFEITO ALADIM

O prefeito Aladim causa um efeito intenso sobre seus liderados na Prefeitura e no seu grupo político. Seu estilo empreendedor e realizador marcou positivamente os dois primeiros anos de sua gestão e politicamente foi além das fronteiras do município. Mairiporã está com inúmeras obras em andamento, outras em fase final de execução e mais outras em processo licitatório. Obviamente que há setores da sociedade que são impacientes com obras públicas e os adversários políticos, à boca pequena, criam fantasias para atingir a administração, que em verdade só produzem efeitos no quadradinho das oposições.

 

ANO PRÉ-ELEITORAL

Em pleno ano pré-eleitoral, faltando 18 meses para as eleições municipais, o meio político local só é movimentado pelas ações do prefeito. Não há mais lideranças políticas e nem grupos com credibilidade para enfrentar o atual chefe do Executivo. Há ‘zé ruelas’ dizendo que pretendem ser candidatos a prefeito. Nada contra o direito constitucional que todos têm de pleitear qualquer cargo, em qualquer eleição, mas não vislumbramos nenhum nome preparado política e tecnicamente para concorrer à prefeitura.

Poderemos ter ‘mais dos mesmos’ de eleições anteriores, cujos habitués estão sumidos, mas podem querer disputar caso se encontrem legalmente habilitados. E se vencerem, a roça fica logo ali.

Há também o risco dos aventureiros aposentados e os ambiciosos que almejam ser prefeito somente para satisfazer o ego, porém sem nenhum preparo.

Difícil crer que fora do âmbito político, surja um empresário bem sucedido, capacitado, preparado tecnicamente com o ideal somente de servir Mairiporã e promover seu progresso e sua história. Enfim, ainda é cedo para falar em nomes, até porque há partidos desorganizados, prazo para filiações, convenções, etc. Mas é bom começar ficar de olhos abertos para entender como as cartas da política de 2024 serão manuseadas.

 

PIANINHO

Depois do ‘esquenta’ da semana passada, quando foi aprovada a abertura de processo que pode resultar na cassação do mandato do vereador Sargento Rubão, a sessão desta terça-feira (28) foi bem ‘pianinho’. Vez por outra uma chacoalhada no modo de agir dos senhores edis, serve para devolver um pouco da realidade do mundo político.

 

TAIWAN

O prefeito Aladim retorna neste final de semana de Taiwan, onde participou, a convite, da Feira de Tecnologia de Cidades Inteligentes. Deve relatar o que viu de interessante e o que poderá, dentro das possibilidades local, ser realizado em Mairiporã para melhorar a vida do cidadão. Bom lembrar que o prefeito, assim como todos os outros que se encontram em Taiwan, foram convidados pelo consulado do país e viajaram e se hospedaram sem custos aos cofres municipais.

 

CANTEIRO DE OBRAS

A cidade foi transformada em verdadeiro canteiro de obras, com pavimentação, recapeamento, construções e serviços de toda natureza, para melhorar o município e cumprir mais uma etapa do desenvolvimento prometido pelo prefeito Aladim. Obras causam transtornos à população, mas é bom ninguém esquecer que não se faz omelete sem quebrar os ovos. Mairiporã experimenta um salto de qualidade nunca antes registrado.

 

EMBATE LULA X MORO

Não precisa ser nenhum vidente para perceber no presidente Lula o ódio e a vingança que destila em seu olhar quando ele lembra, ouve ou vê o senador Sérgio Moro. Suas declarações, afirmando que o senador armou a história de que o PCC preparou esquema gigante para sequestrá-lo e até matá-lo (Moro), sinaliza que o presidente também tem outros problemas de saúde, e não só os que se conhecem. Com essa declaração, o presidente agride a inteligência dos brasileiros conscientes e desmoraliza a Polícia Federal que, a partir de uma investigação da Polícia Civil de São Paulo, desmontou todo o esquema criminoso.

 

TRÂNSITO

Os motoristas paulistas contam desde terça-feira (28) com uma nova ferramenta para se locomover de forma mais eficiente no trânsito. Têm acesso a alertas de pontos de alagamento nas vias do Estado no aplicativo Waze. A medida é fruto de uma parceria do Governo de SP, por meio da Coordenação Estadual de Defesa Civil, com o aplicativo. O alerta aparecerá para os condutores que utilizam o Waze caso eles tentem atravessar uma área inundada. A Defesa Civil estadual também notifica alertas sobre eventos climáticos via SMS e pelas redes sociais do órgão nos endereços @defesacivilsp.