FRASE
“As taxas de juros no Brasil são pornográficas e incompatíveis com a situação fiscal do País.” (Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp)
134 ANOS
Se antes do atual governo, liderado pelo prefeito Aladim, tínhamos muito pouco a comemorar, agora temos tudo. Mairiporã comemora 134 anos de emancipação no próximo dia 27, segunda-feira, com uma cara nova, com espírito empreendedor e focada no futuro que se avizinha e com ele traz uma população de mais de 110 mil habitantes. Os problemas de antanho, praticamente insolúveis, começaram a ser enfrentados e resolvidos, o que nos leva a acreditar em dias mais venturosos e oportunidades para todos.
Claro que depois de quase 50 anos de atraso, de politicagem e de pouca gestão à frente dos negócios públicos, muito ficou por ser feito. Nem poderia ser diferente. Mas a vontade da atual administração, que privilegiou ser gestora e menos política, é um estímulo e um incentivo para que os negócios públicos e privados, juntos, enfim diminuam os efeitos daquilo que ficou sem ser feito.
Todos estamos de parabéns: a população, os governantes e a cidade. Que bons ventos e dias melhores venham.
FERVEU
O caldeirão ferveu e transbordou na sessão da Câmara de terça-feira (21), após apresentação de pedido de cassação de mandato e a votação para a abertura de Comissão Processante contra o vereador Sargento Rubão. Em plenário, o resultado foi 8 x 4 pela abertura do processo que pode levar à perda do cargo. Segundo o documento entregue ao Legislativo, pela Procuradoria Geral do Município, a abertura do processo se deve à falta de decoro do parlamentar, falsa acusação, denunciação caluniosa, uso indevido do mandato para imputação de crime por diferença política. Agora é esperar pelos trâmites que demandam dias e dias até decisão sobre a continuidade ou não do pedido.
INTERNACIONAL
O prefeito Aladim vai realizar sua primeira viagem internacional como chefe do Executivo. Recebeu e aceitou convite do consulado de Taiwan para participar da Feira Tecnológica das Cidades Inteligentes. Aladim irá acompanhado do prefeito de Guarulhos e de um secretário da prefeitura de Franco da Rocha. Segundo o prefeito, há interesse, por parte de Mairiporã, especialmente no setor ambiental. Sem o convite, disse Aladim, seria impossível a viagem, que custaria algo em torno de R$ 80 mil. A feira vai de 28 a 30 deste mês.
EM ABRIL (I)
No próximo mês a Secretaria Municipal da Fazenda começa a se ocupar com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2024. A proposta é elaborada anualmente e estabelece as metas e prioridades para a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município.
EM ABRIL (II)
Com o ritmo acelerado das obras, tudo indica que a inauguração do Terminal Rodoviário de Terra Preta vai acontecer no final do mês de abril.
GUIA DO ICMS
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou o Decreto nº 67.568, publicado no Diário Oficial de ontem (16), que altera o regulamento do ICMS para desburocratizar as obrigações acessórias aos contribuintes, por meio da dispensa gradativa da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA). A medida significa grande avanço e foi debatida junto a entidades da contabilidade paulista, com o objetivo de promover a racionalização das obrigações acessórias, bem como do ambiente tributário estadual, aperfeiçoar a prestação de informações dos contribuintes e eliminar redundâncias.
MULHERES
Os 23 milhões de mulheres que constituem a população feminina paulista correspondem a mais da metade de toda a população paulista (51%) e também a 21% do universo feminino do País. Os números foram revelados pela Fundação Seade a propósito do Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março. Dessa forma, aproximadamente um quinto de toda a população feminina brasileira é formada por mulheres paulistas. Esses dados constam do “Perfil da Mulher Paulista; demografia, escolaridade, trabalho e renda”, publicado pela Fundação Seade. Em 2040, a população feminina deve atingir seu pico no Estado e passará a ser de cerca de 24 milhões e 500 mil.