Coluna do Correio

FRASE

“O mais fundamental sobre as idéias da esquerda política é que elas não funcionam. Portanto, não devemos ficar surpresos ao encontrar a esquerda concentrada nas instituições, onde as idéias não têm de trabalhar para sobreviver. (Thomas Sowell, economista, escritor e filósofo político)

REFIS I

Atenção senhores contribuintes: vem aí uma nova oportunidade de colocar em dia o débito que tem para com a Prefeitura. Projeto de lei de Programa de Recuperação Fiscal (Refis) foi enviado à Câmara, para ser votado nas próximas sessões. O texto não mudou, é aquele de sempre, com 100% de redução de multas e juros incidentes sobre o débito para pagamento à vista, 95% para quitação em até seis parcelas e assim vai, até 30%, para quitação em até 120 parcelas. O que foi alterado é o valor mínimo de cada parcela, agora de R$ 100,00.

REFIS II

Reportagem publicada neste jornal na semana passada causou espanto em boa parcela da população, pois a Dívida Ativa, que concentra aqueles que não pagam, soma hoje R$ 502 milhões. Maior que o orçamento de um ano inteiro da Prefeitura. E os Refis, na verdade, acabam sendo um incentivo aos que não pagam.

VISITA

Os deputados Alex Manente (Federal) e Itamar Borges (Estadual) foram recepcionados pelo prefeito, secretários e vereadores, além de correligionários, em ato realizado no Clube de Campo. Na oportunidade, fizeram um relato da ajuda que deram ao município através de emendas parlamentares e verbas do Estado. Ambos fizeram repasses importantes para o município ao longo dos últimos dezoito meses.

PESQUISAS

Há uma avalanche de institutos de pesquisas avaliando candidatos a presidente e governador. Cada um com metodologia diferente e consequentemente resultados diferentes. Estão tão obcecados para eleger Lula que acabam perdendo a credibilidade das pessoas mais atentas. Pesquisa acabou se transformando num instrumento de persuasão do eleitorado que diz, não gostar de votar em quem está perdendo. O resultado do dia 2 de outubro poderá desmoralizar muitos desses institutos, como já aconteceu com os falecidos Ibope e Gallup. Vamos aguardar.

SEM SOMBRA

O candidato a reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) está apostando no eleitorado do interior para virar o jogo. Terceiro nas pesquisas, faltando 16 dias para a eleição, terá que gastar muita sola de sapato para alcançar Tarcísio Freitas, segundo colocado nas últimas pesquisas. O povo não esquece que ele era o vice de Doria, o calcinha apertada, que mesmo distante continua fazendo mal a seus parceiros.

VALE O PISO

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes (PSDB), disse logo após a decisão do ministro Barroso, do Supremo, que na sua cidade os enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras vão receber o novo piso, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Bolsonaro. “Aqui em Andradina vamos manter o pagamento do piso independentemente da decisão do Supremo, pois o aumento já está previsto no nosso orçamento e reconhece os esforços desses profissionais”, disse o prefeito. Exemplo a ser seguido.

GREVE

O Fórum Nacional de Enfermagem começou a organizar uma greve da categoria, prevista para a quarta-feira (21), com duração de 24 horas. Várias manifestações estão previstas para todo o dia. A decisão se baseia na suspensão do piso salarial da categoria, tomada pelo ministro do Supremo, Luís Roberto Barroso e levada a votação em plenario. Até ontem, o placar era de 5 x 3 a favor da suspensão.

CENSO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) poderia esperar tudo do Censo Demográfico 2022, menos a falta de interesse da população pelos cargos oferecidos temporariamente, de recenseador e agentes. Muitos dos selecionados desistiram, outros chamados às pressas também declinaram da ‘honraria’ e pela terceira vez, o órgão abre novo processo seletivo, agora para preencher 7.795 vagas de recenseador e 435 para agentes censitários municipais ou supervisores. E falar mais o quê?