Coluna do Correio

FRASE

“O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato.” (Apparício Torelly, o barão de Itararé)

DESENVOLVIMENTO

O prefeito Aladim continua acelerando o processo para a construção do Porto Seco em Mairiporã, local para carga e descarga de produtos que serão encaminhados ao aeroporto de Guarulhos e ao porto de Santos. Nesta semana ele esteve reunido com o prefeito guarulhense, discutindo o assunto, em especial agora que vai ser reiniciada a construção do rodoanel Norte.

LINHA DE ÔNIBUS

Outro ponto discutido foi a criação de uma linha de ônibus entre as duas cidades, para beneficiar trabalhdores e estudantes de Mairiporã. Tudo se encaminha para a concretização desse trabalho.

JOVENS

Quem tem entre 16 e 18 anos tem a oportunidade de se inscrever no Programa 1º Emprego, criado pela Prefeitura. Nessa faixa de idade dificilmente os jovens conseguem vaga no mercado de trabalho, justamente pela falta de experiência. Chance única de disputar uma das 50 vagas disponibilizadas. Notícia completa nesta edição.

ACERTO

A decisão de não realizar a festa de aniversário da cidade, no próximo dia 27, quando Mairiporã completará 133 anos, foi um acerto do chefe do Executivo. Ainda estamos em tempos de pandemia e também de dinheiro curto. Outras oportunidades mais propícias vão aparecer, como por exemplo, retomar a Festa da Primavera, em outubro.

FINALMENTE!

Depois de muitas cobranças desta coluna, finalmente a Secretaria de Mobilidade Urbana deu início aos trabalhos para revitalizar a sinalização de solo, com destaque para as faixas de pedestre. A explicação da Pasta para a demora no serviço se deveu aos trâmites em relação à escolha da empresa responsável, através de processo licitatório.

EDUCAÇÃO

Com a nova pintura nas faixas de pedestre, aos motoristas cabe, agora, respeitar quem está atravessando e, muitos outros, demonstrar que tem educação. Nem sempre isso ocorre. Outro ponto positivo é que à noite, todos agora enxergam as faixas.

DOS MARES

Ser político no Brasil virou sinônimo de ladroagem, corrupção, picaretagem, favorecimento pessoal, mão grande no dinheiro público (que na verdade é do trabalhador, de público não tem nada). Uma boa comparação pode ser feita com um trio aquático, que apresenta diferentes formatos e cores e uma grande variedade de hábitos: traíra, truta e, claro, robalo. Nem os peixes escapam.

 

 

PESQUISAS (I)

Analistas políticos apostam que as pesquisas eleitorais irão indicar um declínio de Lula na preferência dos eleitores. As primeiras, que foram feitas no inicio do ano, davam vantagem ao petista de 15 a 20%. Na última divulgada esta semana a diferença para Bolsonaro já alcançou 8%. Se continuar nessa toada, o presidente, em duas ou três semanas, passará a liderar as pesquisas. É bom lembrar que pesquisa é apenas um retrato de momento, porém sempre indica a tendência da maioria.

PESQUISAS (II)

Embora a campanha propriamente dita só comece em agosto, temos que considerar a influência da propaganda no rádio, tv e internet, onde uma palavra ou gesto mal colocado pode mudar todo o cenário. Os analistas mais ousados sugerem que Lula só tem chance de vencer se for no primeiro turno.

RASGA SAIA

O ambiente entre o vice governador e pré-candidato a sucessão ao Palácio dos Bandeirantes, Rodrigo Garcia, e o governador João Dória, parece que começou a azedar. Os pífios resultados nas pesquisas para presidente obtidos por Dória podem fazê-lo desistir. Nos corredores do Palácio dos Bandeirantes já se comenta que Garcia estaria se descolando do governador. Caso Dória abra mão de sua candidatura presidencial, ele segue no comando do Estado e da máquina e Garcia continua sendo vice sem a caneta. Ambos podem morrer abraçados na eleição deste ano.

SURPRESA

O ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, pode ser a cereja do bolo de Bolsonaro na campanha para o governo de São Paulo. É o elemento-surpresa destas eleições.