FRASE
“Acho que a pessoa não deve fazer nada que não a divirta, lhe dê prazer. Também não deve exercer um ofício, uma profissão, para a qual é incompetente.” (Jorge Amado, escritor brasileiro)
ORÇAMENTO
A Lei Orçamentária Anual (LOA) que foi enviada à Câmara, e alvo de reportagem neste jornal, é mais um indicativo de que o governo do prefeito Aladim está no caminho certo. É o maior orçamento da história política da cidade e vai permitir que projetos e propostas do chefe do Executivo, que constam de seu plano de governo, saiam do papel para beneficiar a população. Sinal, também, de que a sociedade dá seu voto de confiança para a sequência do mandato.
PLANTÃO I
Alguns vereadores encheram a paciência do prefeito de tal forma, que ele encaminhou à Câmara um projeto de lei obrigando as farmácias a fazer plantão 24 horas, em sistema de rodízio. Quem se recusar, pagará multa de R$ 10 mil. O projeto foi lido e vai a plenário para discussão e votação na próxima terça-feira.
PLANTÃO II
Essa história de plantão farmacêutico é complicada, pois envolve uma série de questões: 1) pagamento de hora extra noturna a funcionários; 2) falta de segurança no estabelecimento, que ficará à mercê de marginais em busca não só de dinheiro, mas também de medicamentos de uso controlado e vendidos apenas com receitas; 3) quem não tem portinhola, e nenhuma delas possui, vai ter que abri-las às cegas, sem saber quem está do lado de fora; 4) não há público suficiente após às 22 horas.
PLANTÃO III
Esta coluna já sugeriu, em outros tempos, que a necessidade de medicamento após às 22 horas deve ser de responsabilidade das UBS ou do Hospital. Só que as UBS não funcionam para além das 18 horas.
PLANTÃO IV
Essa milésima tentativa de plantão farmacêutico vai acabar como das vezes anteriores, ou seja, os proprietários ou simplesmente fecham, ou conseguem isso através da Justiça. Plantão farmacêutico é delírio de vereadores desde que inventaram as câmaras municipais.
TURISMO
O prefeito Aladim e o secretário Fernando Brandão tem dado passos largos para fomentar o turismo na cidade. Esta semana participaram de evento em São Paulo sobre o Polo de Ecoturismo da Cantareira, onde assinaram um protocolo de intenções, que visa o desenvolvimento turístico sustentável da região.
MOBILIDADE
O pessoal da Secretaria de Mobilidade Urbana ou não anda de carro pela cidade, ou anda e não toma providências em relação às faixas de pedestres e outras sinalizações que necessitam ser revitalizadas. A cobrança não é nova, mas a questão parece não interessar a quem de direito. Passou da hora de dar atenção ao assunto.
POUPATEMPO
Depois de implantar na cidade uma agência do Procon, que muito vai auxiliar o consumidor em suas demandas, o prefeito Aladim promete para até o final do ano um outro importante equipamento para uso da população: agência do Poupatempo, que vai facilitar a vida do mairiporanense. O local, que será no mesmo prédio do Procon, passa por obras de adaptação.
ENCONTRO I
Devido ao grande número de dúvidas sobre boas práticas administrativas encaminhadas por prefeitos, lideranças, gestores e servidores do Poder Executivo dos municípios paulistas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) promoverá mais um encontro como parte das atividades da 25ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.
ENCONTRO II
A nova reunião, a terceira do ano, ocorrerá no dia 25 de outubro, próxima segunda-feira. Assim como os eventos anteriores, será realizada de modo virtual em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Os evento é gratuito e, para participar, não é necessário realizar qualquer tipo de inscrição.