FRASE
“… Cada um de nós é como um homem que
vê as coisas em um sonho e acredita
conhecê-las perfeitamente, e então desperta
para descobrir que não sabe nada…!”
(Platão, filósofo e matemático grego)
CONFIANÇA
A mudança de governo parece ter dado ânimo novo aos contribuintes. Em apenas dois meses a Prefeitura recebeu 50% do esperado para o ano todo com a receita do IPTU. Sinal de que a expectativa em relação ao governo do prefeito Aladim é grande.
FÔLEGO
A receita com o ITPU nesse patamar, em apenas 60 dias, dá fôlego ao município no enfrentamento de dias que se anunciam difíceis para a economia. Pandemia no pico, desemprego, PIB em queda e ‘zero’ de investimentos nos principais setores econômicos. Isso tudo vale também para a cidade.
COMISSÕES
A exemplo do que ocorre em outras cidades, a Câmara de Mairiporã tem o dever, a obrigação de anunciar datas e horários das reuniões das comissões permanentes e exibi-las ao vivo através da TV Câmara. Além disso, abrir canal para sugestões e críticas quando forem realizadas audiências públicas. Por enquanto, o Legislativo não está nem engatinhando nesse sentido. Os trabalhos dos senhores vereadores, sejam quais forem, precisam ter total transparência.
NA MÉDIA
A sessão de terça-feira desta semana novamente ultrapassou as 3 horas. E mais uma vez não teve Ordem do Dia, ou seja, nada foi votado. A expectativa é saber quanto tempo vai durar uma reunião que tenha, por exemplo, três ou quatro projetos pautados.
HORA CERTA
Com o famoso ‘é dando que se recebe’ comendo solto em Brasília, os vereadores precisam correr atrás de recursos via ‘emenda parlamentar’. Tudo o que vem sendo aprovado no Congresso tem como contrapartida a liberação de recursos aos deputados e senadores. Portanto, senhores vereadores, hora de trocar os refrigeradores gabinetes por visitas aos parlamentares.
FOGO AMIGO?
Um vídeo que circula nas redes sociais, com a fala do Procurador Geral do Município numa reunião da Câmara, que tocou o terror no contribuinte, dizendo sobre sequestro judicial de contas bancárias e protesto do IPTU não pago, foi desastrosa neste momento de dificuldade enfrentado pela população. Mais inoportuno impossível. Para alguns, beirou o suicídio político. E nenhum vereador abriu a boca para contestar e lembrar que estamos no pico da pandemia. Fogo amigo?
SEM RITMO
Alguns integrantes do primeiro escalão seguem fora do ritmo desejado pelo prefeito Aladim. Ou se mexem ou vão dar a senha para uma troca e isso não demora muito. Alguns ainda estão no clima de campanha.
SAÚDE
Em edições passadas o assunto já foi comentado nesta coluna, mas sempre é bom lembrar: o governo municipal vai ter que mexer nas peças que estão entranhadas na Secretaria Municipal de Saúde. Ou é isso, ou muitos problemas no setor vão continuar. E mudança é mais que salutar, principalmente se tratando de área tão sensível da administração. Tem que pegar o touro à unha.
XERIFES
Pessoal da Vigilância Sanitária, na semana passada, foi às ruas para fiscalizar o funcionamento do comércio. E não se fez de rogado, saiu canetando tudo e todos, inclusive os que tinham permissão para trabalhar no sistema drive-thru. Não se sabe quem deu a ordem, mas a caneta comeu solta. Faltou pouco para exibir a estrela de xerife. Lamentável. O resultado disso é que na segunda-feira o prefeito teve que corrigir a porcaria feita.
SAUDADE?
Mais de 200 idosos participaram no último final de semana de um baile, em São Paulo, mesmo sendo integrantes do principal grupo de risco na pandemia da Covid-19. A fiscalização acabou com a festa que os ‘velhinhos’ chamaram de Baile da Saudade. Estava menos para “Saudade” e mais para “Jesus está chamando”.