FRASE
“As pessoas precisam de três coisas: prudência no ânimo, silêncio na língua e vergonha na cara.” (Sócrates, filósofo grego)
CAMINHADA
Dois candidatos a prefeito, Aladim (PSD) e Ricardo Ruiz (PL), realizaram caminhada com apoiadores no último final de semana. O local escolhido foi a região central. Ambas ocorreram sem incidentes.
ENXURRADA
Os eleitores estão recebendo uma enxurrada de ‘santinhos’ dos candidatos através do WhatsApp, que deverá ser um dos meios preferidos daqueles que buscam uma cadeira no Legislativo. Até o dia da eleição, o número desses ‘santinhos’ deverá ocupar muito espaço nos celulares daqueles que votam.
PELAS RUAS
Cena jamais vista nos últimos quatro anos começou a fazer parte do cotidiano das pessoas: vereadores desfilando pelas ruas e cumprimentando a todos, sem distinção. Ações que deveriam ser corriqueiras, só são vistas às portas das eleições. E quem acaba constrangido é o eleitor, que se vê na obrigação de cumprimentar aqueles que deveriam ter sido, na prática, seus representantes no parlamento municipal. Alguns até foram, mas a maioria ficou devendo.
IDOSOS
O IBGE revelou que Mairiporã tem 97.399 habitantes. Destes, 16.151 são pessoas com idade de 60+. Isso representa 16,5% da população. Os candidatos a prefeito e a vereador precisam dar mais atenção para esse recorte da sociedade. Isso quer dizer que, se a maioria dessas pessoas resolverem votar no mesmo candidato, certamente será o fiel da balança. Os idosos representam 24% dos 129.301 dos eleitores da cidade. Em bom português, significa que o futuro também está no passado. Vamos todos exercer a cidadania e votar!
DEVAGAR
Depois de dez dias de campanha, as primeiras propagandas a sair às ruas com bandeirolas, adesivos, santinhos e santões foram do candidato à reeleição, Aladim, do PSD. Pelo andar da carruagem, os demais candidatos devem municiar com material seus candidatos a vereador e cabos eleitorais a partir deste final de semana.
REGISTRO
Todos os quatro candidatos a prefeito tiveram suas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral: Aladim, Ricardo Ruiz, Márcio Pampuri e Flávio Barros. O
Em relação aos que buscam vaga na Câmara, o ex-vereador Rubens Alves aparece como indeferido, assim como Betânia Queiros e Guarda Luciano, todos em prazo recursal ou com recurso. Vanessa Nobre Cardoso, do PV, que iria concorrer com o número 43210, renunciou à candidatura. É o primeiro caso até agora.
LISTAS
Não há, neste momento, maior movimentação eleitoral do que as listas de apostas sobre quem serão os eleitos para a Câmara. A cada semana essa forma de ‘passatempo’ tem ganhado cada vez mais força. Os palpites, em sua maioria, convergem praticamente para o percentual de 50% a 60% de renovação para a legislatura 2025/2028. Isso quer dizer que se espera uma renovação de pelo menos 7 nomes da atual composição parlamentar.
DIVERGENTES
Candidatos e analistas políticos divergem, neste momento, quanto ao percentual que deverá ser registrado em relação às abstenções, ou seja, ausência de candidatos no dia do pleito. Boa parte dos candidatos acredita que haverá um menor número de ausentes em relação às eleições anteriores, enquanto os analistas apostam que o não comparecimento às urnas será maior. Na soma de ausentes e os que votam em branco ou anulam o voto, ultrapassou a casa dos 30% nas últimas duas escolhas de prefeito, vice e vereador.
PIPAS
Quando se imagina que políticos já esgotaram todo o repertório de bobagens, eis que eles se superam. Na sessão legislativa de terça-feira, o presidente da Câmara, Nil Dantas, sem cerimônia, apresentou projeto de lei criando um pipódromo (local reservado para soltar pipas) em Mairiporã. É inacreditável, mas o projeto foi aprovado. Ou seja, vamos ter que arrumar dezenas de fiscais para impedir a garotada de soltar pipa nos bairros. Só pode no pipódromo. Seria cômico, se não fosse trágico. Quatro vereadores votaram contra.
DESENROLA
O prazo para adesão ao Desenrola Fies, programa que facilita a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado para o dia 31 de dezembro deste ano. Os descontos podem chegar a até 99%. O Fies é gerido pelo Ministério da Educação e operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O programa é responsável por financiar estudantes em cursos superiores de instituições privadas. O prazo para a adesão terminaria ontem.