FRASE
“Quando começou a comprar almas, o diabo inventou a sociedade de consumo.” (Millôr Fernandes, escritor, dramaturgo e jornalista)
CINCO MESES (I)
Na primeira terça-feira (2) do mês começou a correr o prazo de cinco meses para os prefeitos decidirem se vão concorrer às eleições do ano que vem. O prazo para desincompatibilização do atual cargo por uma vaga de deputado, por exemplo, vence no dia 2 de abril. De acordo com a nova lei eleitoral, os chefes do Poder Executivo devem renunciar a seus mandatos até seis meses antes da eleição para concorrerem a cargos diferentes dos atuais.
CINCO MESES (II)
Não há qualquer informação sobre prefeitos da região demonstrarem interesse na disputa eleitoral do ano que vem. Certamente consideram que não há um colégio eleitoral suficiente em suas cidades para eleger um candidato a deputado federal ou mesmo estadual, até porque os votos são pulverizados pelo eleitor.
NOMES
Comentários aqui e ali apontam que algumas das ‘viúvas políticas’ do ex-prefeito Aiacyda (a maioria formada por derrotados nas urnas em 2020) pretendem disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Se isso vai se confirmar, ninguém sabe. Certeza, mesmo, é que são candidaturas natimortas.
FIDELIDADE
As conversas sobre eleição no Palácio Tibiriçá apontam para um comportamento fiel do prefeito Aladim aos candidatos tucanos. Segundo ele, tem tido todo o apoio do Governo do Estado e nada mais justo do que retribuir com seu apoio.
(IN)FIDELIDADE
Aladim vai na contramão do que fez o ex-prefeito Aiacyda, que traiu o então candidato tucano João Doria para apoiar Márcio França, do PSB. Com a derrota de França, se viu em maus lençóis e acabou deixando o PSDB depois de mais de uma década. A infidelidade lhe custou o corte de recursos do Estado e, coincidência ou não, a derrota nas urnas em Mairiporã.
DEPUTADOS
O prefeito Aladim também tem dito que vai ajudar os candidatos a deputado que trabalharam por Mairiporã nos últimos meses, alguns com a liberação de expressivos recursos para obras na cidade. Divulgar os nomes é um bom começo.
LEMBRETE (I)
Apenas para conhecimento geral, nas eleições de 2018 mais de 300 nomes de candidatos a deputado estadual recebem votos em Mairiporã, e quase a metade disso na briga por uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. A pulverização de votos na cidade é coisa antiga.
LEMBRETE (II)
Não menos importante é lembrar que o número de eleitores que se dispõe a chegar até as urnas, diminui a cada pleito. E neste, não será diferente. Há analistas apostando até as calças que entre votos brancos, nulos e eleitores ausentes, Mairiporã vai perder a metade dos votos de seu colégio eleitoral.
DIA 18
Os vereadores realizam a segunda e última audiência pública sobre o Orçamento Municipal 2022 na próxima quinta-feira (18). A partir daí corre o prazo de 10 dias para a apresentação de emendas, inclusive as de iniciativa popular. Sobre a votação do projeto em plenário, deve mesmo ficar para a última sessão do ano, que vai acontecer em 14 de dezembro.
LOJAS
Os altos preços dos combustíveis, que impactam o frete para as entregas em domicílio, e a cotação do dólar em patamares elevados, podem ser fatores que irão favorecer as lojas de rua e shoppings na concorrência com as lojas virtuais. O primeiro teste vai ser com a Black Friday. Uma oportunidade rara e estratégica para as lojas físicas e o comércio local aproveitar para vender mais.
VENDAS
O que ainda não se sabe é se o consumidor tem dinheiro para comprar na Black Friday e também no Natal. Com mudanças nos números de empregos formais criados, que caíram à metade, especula-se que, mesmo com a flexibilização da economia, a expectativa se veja frustrada.
MOTORISTAS
De uns tempos a esta data, Mairiporã tem registrado aumento no número de motoristas que não respeitam a faixa de pedestre. É preciso conter esse avanço antes que vítimas sejam resultado dos abusos que cometem.
PEDÁGIO
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira, 8, a aprovação de metodologia que vai reajustar as tarifas de pedágio cobradas dos usuários, como forma de recompor as perdas verificadas nas rodovias federais por conta da pandemia. Os reajustes nas tarifas devem vigorar a partir de março de 2022. Se já está difícil usar o carro pelo absurdo preço dos combustíveis, a nova tarifa do pedágio é um estímulo às pessoas para usar o transporte coletivo.
PENSAMENTO
Não há antídotos contra nosso próprio destino. “Aproveita o dia e confia o mínimo possível no amanhã”, ensinava Horácio em suas “Odes” antes mesmo de Cristo. É uma grande e inestimável lição. Temos, quando muito, o hoje, e é preciso vivê-lo o melhor possível.