Cidade tem queda nos casos de homicídio, roubo e furto de veículo

O primeiro trimestre do ano registrou em Mairiporã expressiva queda em alguns indicadores criminais, no cômputo geral de 15,2%. Os casos de roubo e furto de veículos e vítimas de homicídio doloso caíram nos três primeiros meses, em comparação ao mesmo período de 2023, segundo dados divulgados semana passada pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).

Roubo de veículo, com 41,3%, e homicídio doloso (quando há intenção de matar), com 40%, foram os que registraram maior redução. No caso dos homicídios, foram 2 casos nos três primeiros meses deste ano, enquanto em 2023 eles chegaram a 5 ocorrências. No item roubo de veículo, foram 12 este ano, ante 29 de janeiro a março do ano passado.

Outras quedas foram em lesão corporal dolosa (-30,1%), furto de veículo (-17,2%), furto em geral (-17%) e lesão corporal culposa por acidente de trânsito (-14,3%).

Por outro lado, aumentaram os índices de criminalidade nos roubos de carga (+50%), roubo em geral (+44%) e homicídio culposo por acidente de trânsito (+20%). No caso de estupros, a alta foi de 14,3%, com 85,7% praticados contra pessoas vulneráveis, ou seja, aquelas que não têm condições ou meios para se defender.

Segundo a SSP-SP, é importante que a população registre boletins de ocorrência para que a polícia possa mapear áreas com altos índices de criminalidade e conduzir investigações. (Juarez César/CJ – Foto: Pixabay)