A convocação de mesários e pessoal de apoio para trabalhar nas eleições de outubro em Mairiporã começou a ser feita no último dia 1º. O processo de nomeação está previsto para terminar no dia 8 de agosto.
A convocação está sendo feito através de e-mail e WhatsApp, com um link para confirmação da senha enviada. Eventualmente poderão ser utilizadas cartas e a convocação presencial em cartório.
Segundo informou a chefe de cartório local, 237ª Zona Eleitoral/Mairiporã, Célia Regina Fernandes Brito, estão sendo convocados 945 mesários e pessoal de apoio para as 205 seções distribuidas em 33 locais do votação.
Todas as pessoas com mais de 18 anos e que estejam em situação regular poderão receber o comunicado e a seleção é feita atendendo a determinados critérios, e em seguida, de forma aleatória.
Impedimentos – Quem tiver impedimentos terá cinco dias após a chegada da correspondência para pedir dispensa. Estão incluídas nessa categoria as pessoas com familiares de até segundo grau que sejam candidatos ou que sejam filiadas a partidos políticos e servidores da Justiça Eleitoral.
Os eleitores com doenças que impeçam o comparecimento ao local de trabalho, ou que estarão em viagem – serão analisados individualmente pela Justiça Eleitoral.
Treinamento – Ainda de acordo com Célia Regina, o treinamento estará disponível através de app no final de julho, enquanto para presidente e primeiro secretário, para justificativa e apoio, presencialmente em setembro, nos dias 14, 15 e 16.
Os eleitores convocados que não comparecerem ao local de trabalho sem justificativa aceita pela Justiça Eleitoral ficarão sujeitos a processo administrativo com possibilidade de multa. Eventualmente, poderão sofrer processo criminal, dependendo da análise judicial.
O primeiro turno da eleição será no dia 2 de outubro. O Cartório Eleitoral em Mairiporã fica na Rua Ipiranga, 84, Centro. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Divulgação)