Os selecionados para trabalhar como recenseadores no Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), previsto para começar no próximo dia 1º de agosto, iniciou esta semana, com término previsto para hoje (22), o curso de capacitação dos 64 selecionados que vão atuar em Mairiporã. Todos foram preparados para percorrer os 33.325 domicílios urbanos e rurais.
O levantamento vai quantificar os moradores de cada residência, a estrutura familiar, escolaridade e deficiência física (quesito novo no questionário do IBGE). O objetivo maior é, através dos dados, saber como vivem os brasileiros, quantos e quem são. Os resultados vão determinar quais serão as políticas públicas que devem ser desenvolvidas e, ainda e mais importante, determinar o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), dinheiro repassado às prefeituras pelo governo federal, destinado a investimentos em obras de infraestrutura e mobilidade urbana.
O Censo deveria ter sido realizado em 2020, já que é feito de dez em dez anos, porém foi adiado devido a pandemia do coronavírus. Os resultados oficiais, segundo o IBGE, inicialmente estão prometidos para novembro deste ano. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Tânia Rêgo/ABR)