Cantareira, maior reservatório de água do Estado

O Cantareira abastece 8,8 milhões de pessoas e tem capacidade para quase 1 bilhão de m3 de água. O sistema é responsável por cerca de 46% do abastecimento da Grande São Paulo. Sendo essencial para garantir o fornecimento contínuo à maior concentração populacional do Brasil, ele é formado pelos reservatórios Jaguari-Jacarei, Cachoeira, Atibainha, Paiva Castro (Mairiporã) e a Águas Claras na Serra da Cantareira no limite da cidade de São Paulo com a cidade de Mairiporã.
O Sistema Cantareira é o maior reservatório de água do Estado de São Paulo e um dos maiores do mundo em abastecimento urbano, atendendo a região Metropolitana de São Paulo e em parte da Região de Campinas.
A ETA Guaraú tem como função principal tratar as águas dos reservatórios do Sistema Cantareira. Nesse processo a água é bombeada para a ETA Guaraú pela Estação Elevatória de Santa Inês, localizada em Mairiporã, e é de lá que o tratamento final é realizado. A capacidade de tratamento da ETA Guaraú é de 33m3/s. O que equivale a 33.000 litros de água por segundo.
A estrutura do Sistema Cantareira começou a operar em 1974, com ampliação concluída em 1981. Projetado para integrar diferentes bacias hidrográficas, transferido água do rio Piracicaba para o Alto Tietê. O sistema é integrado por túneis e canais que permitem o transporte da água até a estação de tratamento do Guaraú.
Os desafios de gestão e crises hídricas como a de 2014, quando reservatórios atingiram níveis críticos, chegando a operar com o chamado “volume morto”. O episódio expôs fragilidades na gestão do sistema e a dependência excessiva de um único manancial. Desde então, a Sabesp ampliou a oferta, integrou outros sistemas e reforçou o uso consciente da água.
O Cantareira continua sendo monitorado de forma intensiva, com apoio de dados meteorológicos e modelos de previsão hidrológica. Mesmo após a privatização parcial da Sabesp, concluído em 2024, o reservatório permanece sob controle técnico da companhia, com regulação da Agência Nacional de Águas-ANA.
Este artigo está baseado na publicação do jornalista Fagner Santos no Diário da Região.com.br .

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.