Cansei de ser triste

Poucos anos atrás eu passei por um processo depressivo. Escapei dele usando apenas o remédio do tempo. A cura pelo tempo é lenta e abre espaço para impaciência. Nem todo mundo está interessado em esperar, principalmente nos anos da velocidade das informações. Na época, sinceramente eu nem sabia que o nome daquele sentimento era depressão.

Sentia uma tristeza e não encontrava ânimo para nada. Em qualquer lugar era como se faltasse algo e não conseguia descobrir o tamanho do vazio. Vez em quando dava um certo desespero e eu enxergava as pessoas ao meu redor como se estivesse em uma dimensão diferente ou como se para mim os minutos passassem de outra forma.

Há muitas pessoas doentes e a depressão deve ser mesmo o mal do século, por sua recorrência no mundo contemporâneo. É um distúrbio profundo de humor que pode passar despercebido ou mesmo ser confundido com uma tristeza momentânea. Mas, ao contrário de um simples desalento, a depressão vem acompanhada de diversos sintomas, como fadiga, anorexia, insônia, dor de cabeça regular, desconforto gástrico e uma profunda melancolia.

Tal quadro faz com que a batalha para a vencer seja muito difícil para a maioria das pessoas. O que fazer então, diante deste sentimento ou quando a gente identifica isso em alguém?

Se aceita um conselho, quero dizer que procure compartilhar suas emoções, já que a tendência da tristeza proporcionada pela depressão é de levar ao isolamento. Por isso, é comum que a pessoa em depressão se distancie de amigos, da família e dos colegas de trabalho. Por mais difícil que seja, o ideal é tentar manter o contato com pessoas, conversar com elas e, sempre que possível, se abrir com amigos íntimos relevando as angústias.

Esse compartilhamento pode não trazer a cura integral, mas, com certeza, contribuirá para que ela aconteça.

A ajuda de um profissional é sempre bem-vinda, já que a tristeza pode ser mesmo a depressão, que é uma doença atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico. Em casos como esse, é imprescindível que um profissional especializado, como um psicoterapeuta, acompanhe a pessoa em depressão. Ele será capaz de, por meio da fala e outras práticas, as quais variam de acordo com o segmento que o profissional segue, levar o indivíduo a lidar com a depressão, entendê-la e, por fim, superá-la. Sem esse apoio, superar a depressão pode se tornar um obstáculo extremamente árduo.

Outra coisa, tente dormir! Uma noite bem dormida é um santo remédio para que estejamos sempre com o corpo e mente bem recuperados. Somente dessa forma haverá força suficiente para lidar as aflições decorrentes da depressão. Nada melhor que uma boa noite de sono. Antes de adormecer pratique a valiosa experiência de pensar no seu dia e buscar compreensão das razões que movem as suas reações com a família, amigos ou no trabalho. Quanto mais você se conhecer, mais será dono da sua mente. Ah, uma atividade física é indispensável. Deprimido, eu estava mais magro naquela época. Só disso eu sinto falta.

Acho que felicidade gera uns quilinhos, mas as coisas só mudaram mesmo quando eu decidi dizer: cansei de ser triste! Foi então que recuperei o amor próprio e pude encontrar paz.

 

 

Luís Alberto de Moraes – @luis.alb – Autor do livro “Costurando o Tempo – dos Caminhos que Passei”