O calendário vacinal no País começa no próximo dia 4 de abril, com o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, conforme divulgação feita pelo Ministério da Saúde.
A vacina trivalente que será aplicada pelos Postos de Saúde (SUS) protegerá contra as cepas H1N1, H2N3 do subtipo Darwin e Influenza B, linhagem Victoria.
Ainda não está definido, nos grupos que formam o público-alvo, quem vai ter prioridade, porém pessoas acima de 60 anos e com comorbidades costumam ser as primeiras, assim como os trabalhadores da saúde.
No ano passado a meta para alcançar 95% da população vacinada em Mairiporã era de 35.686 pessoas. A meta proposta para este ano, não foi divulgada.
Público-alvo – Pessoas com mais de 60 anos; Adolescentes em medidas socioeducativas; Caminhoneiros; Crianças de seis meses a quatro anos; Integrantes das Forças Armadas; Integrantes das Forças de Segurança e Salvamento; Gestantes e mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias; Pessoas com deficiência; Pessoas com comorbidades; População privada de liberdade; Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; Professores; Profissionais de transporte coletivo; Profissionais portuários; Profissionais do Sistema de Privação de Liberdade e Trabalhadores da saúde.
Principal fornecedor do imunizante para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Instituto Butantan já entregou 10 milhões de doses, porém o total que deve ser enviado ao Ministério da Saúde é de 80 milhões de doses até o fim de abril. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Marcelo Camargo/ABR)