Em nota divulgada na terça-feira (21), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou que o Campeonato Brasileiro será retomado a partir de 1º de junho. A competição havia sido interrompida em 15 de maio devido à tragédia climática que causou devastação em várias cidades do estado do Rio Grande do Sul.
A entidade comunicou que a retomada obedecerá a sequência original das rodadas. Assim, osd próximos jogos serão válidos pelaa sétima rodada.
A CBF tomou a decisão de forma autônoma. No comunicado, a confederação assegurou que essa medida não afetará as discussões que serão feitas durante o Conselho Técnico agendado para o dia 27 de maio, no qual os clubes se reunirão para discutir o futuro do campeonato nacional.
Ao optar por suspender o torneio, a entidade comunicou que o fez atendendo a uma solicitação de 15 dos 20 clubes que competem na Série A do Campeonato Nacional.
Os times gaúchos não entraram em campo desde a última semana de abril, quando as chuvas começaram a devastar várias cidades do estado. Alguns jogadores e membros da equipe se envolveram no resgate de vítimas atuando como voluntários.
Devido às inundações na cidade, os estádios de Porto Alegre continuam indisponíveis. Assim, os clubes do Sul precisarão realizar seus jogos em outras localidades.
O Grêmio vai realizar seu jogo contra o Bragantino (foto), no Couto Pereira, em Curitiba, e vai receber o Botafogo, pela nona rodada, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Na oitava rodada, o Internacional será o time da casa em seu confronto contra o São Paulo, que acontecerá no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
A sétima rodada completa, no próximo final de semana, terá os seguintes jogos: Grêmio x Bragantino, Vitória x Atlético-GO, Fluminense x Juventude, Cuiabá x Internacional e Corinthians x Botafogo, todos no sábado (1/6), e Vasco x Flamengo, Atlético-MG x Bahia, Criciúma x Palmeiras, São Paulo x Cruzeiro e Fortaleza x Athletico-PR, no domingo (2/6). (Da Redação – Foto: Ari Ferreira/Bragantino)