Conhecidos os adversários da primeira fase da Copa do Mundo do Catar, o Brasil tem retrospecto de vantagem sobre os três outros integrantes do Grupo G.
Na estreia os brasileiros enfrentam a Sérvia (antiga Iugoslávia), a quem já enfrentaram duas vezes, com uma vitória na Copa do Mundo da Rússia (2018) por 2 x 0 e, antes, na preparação para a Copa de 2014, em amistoso também com vitória canarinha, por 1 x 0. Ambos se enfrentam no dia 24 de novembro.
Quatro dias depois o Brasil volta a campo para o duelo que pode ser considerado o mais difícil dessa etapa, a Suíça. Entre eles foram 9 partidas, com 3 vitórias do escrete nacional, 2 dos suíços e 4 empates, ou seja, histórico equilibrado. Em se tratando de Copa do Mundos, foram dois encontros, ambos com empate ao final dos 90 minutos. Em São Paulo, na Copa de 1950, pelo placar de 2 x 2 e em 2018, na Rússia, novo empate em 1 x 1.
O terceiro jogo será diante do selecionado de Camarões, dia 2 de dezembro, a quem o Brasil tem retrospecto muito favorável, com 5 vitórias e 1 derrota em seis confrontos. Em copa do mundo o Brasil venceu em 1994, ano do tetra, por 3 x 0, nos EUA, e em 2014, no Brasil, por 4 x 1.
O sorteio que definiu os grupos aconteceu na semana passadam realizado pela FIFA, ainda tem três seleções que serão definidas até a metade do ano, que disputam a respecagem.
Os cabeças de chave foram definidos pelo ranking da Fifa: Grupo A (Catar); Grupo B (Inglaterra); Grupo C (Argentina); Grupo D (França); Grupo E (Espanha); Grupo F (Bélgica), Grupo G (Brasil) e Grupo H (Portugal).
Os grupos ficaram assim constituídos. (Da Redação – Foto: Shaun Botterill/Getty Images)
GRUPO A
Catar
Equador
Senegal
Holanda
GRUPO B
Inglaterra
Irã
EUA
*Repescagem
GRUPO C
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia
GRUPO D
França
*Repescagem
Dinamarca
Tunísia
GRUPO E
Espanha
*Repescagem
Alemanha
Japão
GRUPO F
Bélgica
Canadá
Marrocos
Croácia
GRUPO G
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões
GRUPO H
Portugal
Gana
Uruguai
Coréia do Sul