Bragança volta a se destacar no cenário nacional, agora com a sua inclusão no ranking das melhores cidades para morar com mais de 100 mil habitantes, ocupando a 36ª colocação. É a única da região a figurar na lista criada pelo jornal paranaense Gazeta do Povo.
Com base em diferentes índices, as cidades receberam nota geral de 0 a 10. Bragança Paulista está com a nota 7,26 (apenas 169 cidades obtiveram nota superior a 7). A média dos municípios brasileiros ficou em 5,66 pontos.
O veículo de comunicação paranaense compilou uma ampla base de dados, levando em consideração levantamentos oficiais para identificar a melhor cidade para morar no Brasil. A matéria é de autoria de Gabriel de Arruda Castro, jornalista e mestre em Política e Administração Pública.
As estatísticas permitiram uma comparação direta entre os 5.570 municípios brasileiros. A lista de indicadores levadas em conta no ranking foram: – Educação (IDEB Ensino Fundamental – anos finais; IDEB Ensino Médio (2021); índice de analfabetismo e vagas de ensino superior); – Taxa de homicídios; – Saúde (número de leitos hospitalares, mortes evitáveis e número de médicos); – Economia (PIB – Produto Interno Bruto e população empregada; – Infraestrutura (vias públicas com pavimentação e meio-fio na área urbana, domicílios ligados à rede de esgoto, abastecimento de água, aglomerados subnormais e domicílios com coleta de lixo 2022); – Expectativa de vida; – Mortes no trânsito; – Suicídios; – Cultura (salas de cinema e bibliotecas públicas); e Famílias em situação de rua. (Da Redação – Foto: GB)